A influência da avaliação baseada em desempenho no sistema de valorização do mérito: uma proposta para as escolas militares de formação e aperfeiçoamento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3039.2019.001.0001

Palabras clave:

Escolas Militares, Mérito, Desempenho, Avaliação

Resumen

Este trabalho demonstra a necessidade de realizar uma avaliação padronizada, baseada no desempenho do aluno para possibilitar a seleção de militares de diferentes turmas de formação e aperfeiçoamento. O propósito deste estudo é encontrar uma fórmula baseada na média e no desvio padrão, capaz de padronizar as notas dos alunos e possibilitar a comparação entre turmas diferentes. Este intento será alcançado mediante pesquisa bibliográfica do assunto, comparativo com outras instituições que já utilizam a nota padronizada, além da pesquisa do desvio padrão e da média entre turmas de aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi possível evidenciar que a nota padronizada, atualmente, é a forma mais coerente de comparação de turmas e provas diferentes, contribuindo para uma análise de desempenho mais confiável e baseada no desempenho. Observou-se distorções nas notas e médias das turmas da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais próximas, nas quais os militares concorrem aos processos seletivos com notas não padronizadas, demonstrando uma discrepância do sistema atual que utiliza a nota bruta. Tal fato possibilitou a concepção de uma fórmula capaz de padronizar as notas e evitar as distorções nos processos seletivos.

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Biografía del autor/a

Marcus Vinícius Gomes Pereira, Centro Universitário do Sul de Minas

Aluno especial de Doutorado do Programa de Pós graduação em Pesquisa Operacional do Instituto Tecnológico da Aeronáutica em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Direção Estratégica pela UNINI - México (2019), Pós Graduação em Gestão e Assessoramento de Estado Maior do Exército realizado na EsFCEx (2019), MBA em Administração Pública pela Universidade do Sul de Minas (2018), MBA em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2013); Pós Graduação em Operações Aéreas Combinadas pelo CIAvEx (2016); Curso Avançado de Aviação no CIAvEx (2015); Pós Graduação em Bases Geo-históricas para Formulação Estratégica pela ECEME (2015); Aperfeiçoamento de Oficiais na EsAO (2011); Curso de Gerente de Aeronave Cougar no CIAvEx (2012); Curso de Salvamento e Resgate pela FAB (2006); Pós Graduação em Logística de Aviação pelo CIAvEx (2006); Pós Graduação em Gestão Estratégica pela ADESG (2006); Curso de Gerente de Aviação do Exército pelo CIAvEx (2005) e Graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Foi instrutor e coordenador de diversos cursos de aviação no Centro de Instrução de Aviação do Exército (2006 a 2009; 2013 a 2014 e 2016 a 2018). Possui experiência na área logística de aviação, operações aéreas, pesquisa operacional, ensino e administração pública.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. 

Publicado

2019-11-05