A influência da avaliação baseada em desempenho no sistema de valorização do mérito: uma proposta para as escolas militares de formação e aperfeiçoamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3039.2019.001.0001

Palavras-chave:

Escolas Militares, Mérito, Desempenho, Avaliação

Resumo

Este trabalho demonstra a necessidade de realizar uma avaliação padronizada, baseada no desempenho do aluno para possibilitar a seleção de militares de diferentes turmas de formação e aperfeiçoamento. O propósito deste estudo é encontrar uma fórmula baseada na média e no desvio padrão, capaz de padronizar as notas dos alunos e possibilitar a comparação entre turmas diferentes. Este intento será alcançado mediante pesquisa bibliográfica do assunto, comparativo com outras instituições que já utilizam a nota padronizada, além da pesquisa do desvio padrão e da média entre turmas de aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi possível evidenciar que a nota padronizada, atualmente, é a forma mais coerente de comparação de turmas e provas diferentes, contribuindo para uma análise de desempenho mais confiável e baseada no desempenho. Observou-se distorções nas notas e médias das turmas da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais próximas, nas quais os militares concorrem aos processos seletivos com notas não padronizadas, demonstrando uma discrepância do sistema atual que utiliza a nota bruta. Tal fato possibilitou a concepção de uma fórmula capaz de padronizar as notas e evitar as distorções nos processos seletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Gomes Pereira, Centro Universitário do Sul de Minas

Aluno especial de Doutorado do Programa de Pós graduação em Pesquisa Operacional do Instituto Tecnológico da Aeronáutica em parceria com a Universidade Federal de São Paulo, Mestrado em Direção Estratégica pela UNINI - México (2019), Pós Graduação em Gestão e Assessoramento de Estado Maior do Exército realizado na EsFCEx (2019), MBA em Administração Pública pela Universidade do Sul de Minas (2018), MBA em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (2013); Pós Graduação em Operações Aéreas Combinadas pelo CIAvEx (2016); Curso Avançado de Aviação no CIAvEx (2015); Pós Graduação em Bases Geo-históricas para Formulação Estratégica pela ECEME (2015); Aperfeiçoamento de Oficiais na EsAO (2011); Curso de Gerente de Aeronave Cougar no CIAvEx (2012); Curso de Salvamento e Resgate pela FAB (2006); Pós Graduação em Logística de Aviação pelo CIAvEx (2006); Pós Graduação em Gestão Estratégica pela ADESG (2006); Curso de Gerente de Aviação do Exército pelo CIAvEx (2005) e Graduação em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (2002). Foi instrutor e coordenador de diversos cursos de aviação no Centro de Instrução de Aviação do Exército (2006 a 2009; 2013 a 2014 e 2016 a 2018). Possui experiência na área logística de aviação, operações aéreas, pesquisa operacional, ensino e administração pública.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA, Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e representante nato representando a CPA no Conselho Universitário do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. 

Downloads

Publicado

2019-11-05