Esgotamento sanitário das capitais brasileiras situadas em ilhas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0028

Palavras-chave:

Saneamento, Saúde pública, Balneabilidade, Capitais insulares

Resumo

O esgotamento sanitário é fundamental para que as condições ambientais sejam salvaguardadas, porém, muitas cidades brasileiras possuem baixos índices de acesso a este serviço incluindo as capitais insulares. Assim, com objetivo de conhecer as condições sanitárias das capitais insulares, elaborou-se um diagnóstico do esgotamento sanitário de Florianópolis (Santa Catarina), de São Luís (Maranhão) e de Vitória (Espírito Santo), relacionando-o com a balneabilidade e saúde pública dos referidos municípios. Portanto, trata-se de estudo descritivo e documental com dados secundários e com escala temporal de 23 anos. A base principal de pesquisa foi o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Investimentos distintos geraram índices divergentes no esgotamento sanitário das capitais insulares, sendo determinantes na balneabilidade das praias de Florianópolis, de Vitória e de São Luís. Quanto à saúde pública, há relação direta entre os índices de saneamento das capitais e os casos de diarreia e mortalidade infantil. Porém, os casos confirmados de Covid-19 apresentaram outros agentes determinantes no atual cenário da pandemia, além do saneamento. Dentre as três capitais analisadas, São Luís possui um menor índice voltado para o esgotamento sanitário e, portanto, as suas condições ambientais e de saúde pública foram as mais deficitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Cunha Almeida Pinheiro, Universidade Ceuma

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Mestre em Sustentabilidade de Ecossistemas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2014) e Bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma - UNICEUMA (2011). Está cursando a Especialização em Geoprocessamento pelo Instituto Federal do Maranhão ? IFMA. Atualmente é professora de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Ceuma, com pesquisas no ramo da Engenharia Ambiental e Sanitária. Atua na área operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA. Está como presidente da Associação Maranhense dos Engenheiros Ambientais (AMEA) e conselheira fiscal (suplente) da Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS). Áreas de interesse: Gestão Ambiental, Saneamento Ambiental, Educação Ambiental, Sustentabilidade Socioeconômica e Ambiental.

Paulo Ananias Pinheiro, Polícia Militar do Maranhão

Possui graduação em Bacharel em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (2003) e graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2013), Pós graduação em Perícia e Auditoria Ambiental pela Universidade Gama Filho (2005), Mestrado Profissional em Ciências e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo (2016). Atualmente é Major da Polícia Militar do Estado do Maranhão e exerce suas funções no Batalhão de Polícia de Choque "Luís Fábio Siqueira Silva".

Marylin Fonseca Leal de Farias Wetters, Universidade Ceuma

Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciencias Ambientais - UNESP Sorocaba, Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e em Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atualmente residente em São Luís - MA, Coordenadora de Extensão, Professora da graduação e pós graduação na Universidade CEUMA, Áreas de interesse: Gestão Ambiental, Educação Ambiental, Ensino Técnico e Superior, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Contaminação e Degradação Ambiental e Gestão Ambiental Portuária. 

Rita de Cássia Mendonça de Miranda, Universidade Ceuma

Possui graduação em Ciências Biolólogicas pela Faculdade de Frassinetti do Recife (1997) especialização em biotecnologia pela UNIMONTES e mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Doutora em Biologia de Fungos pela UFPE. Tem experiência na área de microbiologia, com ênfase em Biotecnologia. Atuou no ensino básico no Colégio de Aplicação da UFPE, ministrando ciências e biologia para ensino fundamental e médio, bem como no ensino de graduação e pós graduação onde ministrou as disciplinas de microbiologia básica, microbiologia ambiental e prevenção e controle da poluição atmosférica. Realizou o pós doutoramento como bolsista do programa PNPD na Universidade Federal de Sergipe vinculada ao mestrado de Ciências e Tecnologia de Alimentos, onde atuou na investigação de compostos de aroma em frutos tropicais e produção de pigmentos e compostos de aroma por via biotecnológica, além de ministrar disciplina no programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos e no Instituto Tecnologia e Pesquisa (ITP), da Universidade Tiradentes desenvolvendo projetos na área de Biotecnologia e Bioprocessos. Atualmente é professora da Universidade Ceuma, vinculada aos programas de mestrado em Meio Ambiente como professora permanente e Biologia Microbiana como professora colaboradora além de atuar nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Fisioterapia, Nutrição e Biomedicina. Pertence ao quadro de professores permanente do Doutorado em Rede de Biodiversidade e Bioecnologia da Amazônia Legal atuando com pesquisas na área de Biorremediação, Tratamento de Resíduo e Investigação de Compostos Bioativos. 

Leandro Cardoso de Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possuo mestrado (2003) e doutorado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP (2006). Atuei em dedicação exclusiva no Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizei Pós-Doutoramento no Departamento de Engenharia Química da USP com bolsa FAPESP, com enfoque em controle da poluição e caracterização de lodo de esgoto e análise térmica. Tenho experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Química e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: técnicas termoanalíticas (análise térmica e calorimetria), pirólise, combustão e torrefação de biomassa, catálise, microondas aplicadas em materiais lignocelulósicos, produtos de biorrefinarias, bioenergia, biocombustíveis,gases de efeito estufa, reator de leito fluidizado, lodo de esgoto, prevenção e controle da poluição, tratamento de efluentes líquidos, contaminantes orgânicos e inorgânicos, estabilização térmica de elementos traços e óxidos metálicos. Experiências vinculadas as áreas de Engenharia Ambiental. Atualmente sou Professor Associado da UNESP Campus de Sorocaba lecionando no Curso de Engenharia Ambiental e "Visiting Associate Professor in the University of British Columbia"- Canadá, trabalhando junto aos grupos de pesquisa "Microwave and Torrefaction Group's". Oriento alunos em nível de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, os trabalhos de pesquisa são voltados para biocombustível sólido para geração de bioenergia e trabalhos voltados para tratamento de efluentes biológicos e inorgânicos. Atuei como Professor Visitante na Universidade do Porto, com trabalhos no Laboratório de Combustão e Gases de Efeito Estufa de Biomassa. Sou líder do Grupo de Pesquisa em Bioenergia, Biocombustíveis, Clima e Tratamento de Efluentes (UNESP/Sorocaba). Sou membro permanente do Grupo de Estudos Ambientais (GEA) da UNESP/Sorocaba, este grupo de pesquisa desenvolve projetos em diversos seguimentos ambientais. Grupo de Biomassa e Bioenergia da UFSCar. E também participo como membro pesquisador do grupo de Processamento de Produtos e Rejeitos Industriais e Novos Materiais da UFRJ, fundado em 1990. Tenho também, projeto de Pesquisa, ligado ao Programa BIOEN-FAPESP.

Publicado

2022-07-02

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)