Avaliação de ruído ambiental usando índices de vegetação obtido de imagens de satélite
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0006Palavras-chave:
Monitoramento acústico, Mapeamento acústico, Ruído ambiental, Imagens de satéliteResumo
O ruído urbano afeta a saúde humana e impacta a fauna e a flora. O mapeamento dos níveis de ruído pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias de mitigação de ruído. Este artigo propõe um método de estimativa de ruído para a construção de um mapa acústico em espaços urbanos, utilizando imagens de satélite. O método foi testado usando dados da cidade de São Luís (MA), Brasil. Durante um ano, o ruído foi medido mensalmente em 25 pontos, com diferentes características das fontes de ruído relacionadas aos tipos de paisagens urbanas e rurais. O mês foi escolhido aleatoriamente para aquisição de dados do período de monitoramento de ruído para estimar um mapa acústico, utilizando dados de sensoriamento remoto do satélite Landsat 8 e índices de vegetação, como o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI). Um modelo de regressão linear e uma função de regressão polinomial de segunda ordem, foram usados para estimar o ruído de dados de sensoriamento remoto espectrais. O NDVI foi a melhor variável preditora (r2 = 0,8554, p < 0,05) considerada satisfatória, pois o erro quadrático médio foi de 3,8 dB. O método e procedimentos testados mostraram-se adequados para monitorar o ruído na cidade e construir o mapa acústico. Portanto, os resultados demonstram uma boa relação entre ruído e NDVI permitindo utilizar o modelo de regressão para construir mapas acústicos utilizando dados livres e de fácil acesso, e tem potencial para ser utilizado como ferramenta para planejamento de estratégias de controle de ruído.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.