Rio Calhau: diagnóstico físico-químico de suas águas no seu alto, médio e baixo curso

Autores

  • Breno de Lima Joca Universidade Ceuma
  • Jessica dos Remédios Rabelo Carvalho Universidade Ceuma
  • Osias de Oliveira Santos Filho Universidade Ceuma
  • Paulo Cesar Mendes Villis Universidade Ceuma https://orcid.org/0000-0002-7730-3830

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0012

Palavras-chave:

Monitoramento ambiental, Rio Calhau, Efluente, Planejamento urbano, Impacto ambiental

Resumo

O monitoramento ambiental é um recurso estratégico importante para manutenção de recursos naturais, planejamento ambiental e fomento de políticas públicas para melhor compreensão das relações do crescimento de centros urbanos e o meio ambiente. Notadamente são diversos os casos de corpos hídricos que acabam diretamente impactados pela falta de planejamento urbano, e a história conta diversos casos de grandes epidemias causadas pela contaminação de corpos hídricos. A rápida expansão urbana de São Luís segue em disparates ao planejamento de malhas coletoras de efluentes, calhas de drenagem e outros artifícios de construção civil para interceptação de contribuições negativas em seus corpos hídricos. Para o presente trabalho, fora delimitada a área de estudo à bacia do Rio Calhau, desde suas nascentes nos bairros Vinhais e Alto do Calhau, passando pelo encontro das águas nas proximidades da Avenida dos Holandeses até a foz do rio na região da Avenida Litorânea, ponto de frequentemente visitado pela população para lazer. Sendo realizado o monitoramento multiparâmetro em diferentes pontos do rio para sua caracterização e diagnóstico ambiental entre janeiro e agosto de 2021.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Breno de Lima Joca, Universidade Ceuma

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Ceuma (2012), pesquisador e mestrando em Meio Ambiente também pela Universidade Ceuma. Profissional atuante do ramo ambiental, com experiência em licenciamento ambiental, ESG, Sistema de Informação Geográfica, manejo de recursos hídricos, monitoramento ambiental, tratamento de efluentes e conservação e manejo de recursos florestais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Índice de Qualidade da Água do Rio Calhau, acompanhando sua série temporal e mudanças de características físico-quimicas e microbiológicas. Possui interesse em pesquisas relacionada ao controle e monitoramento ambiental, recuperação de áreas degradadas, saúde ambiental e energias renováveis.

Jessica dos Remédios Rabelo Carvalho, Universidade Ceuma

Possou graduação em Farmácia e concluindo o Mestrado em Meio Ambiente na área da Saúde Ambiental 

Osias de Oliveira Santos Filho, Universidade Ceuma

Possui graduação em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru (2012) e graduação em História pela Universidade Federal do Maranhão (2000). Mestrando em Meio Ambiente (UNICEUMA). Registro na OAB/MA 11.063. Registro de Historiador 0000054/MA

Paulo Cesar Mendes Villis, Universidade Ceuma

Professor da Universidade do Ceuma - UNICEUMA, lotado como Professor de Graduação em Engenharia Ambiental, docente do Mestrado em Meio Ambiente e Coordenador da Propriedade Intelectual da Universidade CEUMA. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), graduação em Química - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado e doutorado em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Santa Maria (2003, 2007) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL - MG (2011, FAPEMIG e 2012, CAPES, PNPD). É pesquisador e consultor ad hoc FAPEMA/MA. Líder do Grupo de Pesquisa Química Tecnológica e Ambiental, cadastrado no CNPq. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cristalografia e Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese inorgânica, novos materiais, sensores, biossensores, química ambiental, química medicinal, polimorfismo fármacos, triazenos e complexos de coordenação.

Publicado

2022-07-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)