Rio Calhau: diagnóstico físico-químico de suas águas no seu alto, médio e baixo curso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0012Palavras-chave:
Monitoramento ambiental, Rio Calhau, Efluente, Planejamento urbano, Impacto ambientalResumo
O monitoramento ambiental é um recurso estratégico importante para manutenção de recursos naturais, planejamento ambiental e fomento de políticas públicas para melhor compreensão das relações do crescimento de centros urbanos e o meio ambiente. Notadamente são diversos os casos de corpos hídricos que acabam diretamente impactados pela falta de planejamento urbano, e a história conta diversos casos de grandes epidemias causadas pela contaminação de corpos hídricos. A rápida expansão urbana de São Luís segue em disparates ao planejamento de malhas coletoras de efluentes, calhas de drenagem e outros artifícios de construção civil para interceptação de contribuições negativas em seus corpos hídricos. Para o presente trabalho, fora delimitada a área de estudo à bacia do Rio Calhau, desde suas nascentes nos bairros Vinhais e Alto do Calhau, passando pelo encontro das águas nas proximidades da Avenida dos Holandeses até a foz do rio na região da Avenida Litorânea, ponto de frequentemente visitado pela população para lazer. Sendo realizado o monitoramento multiparâmetro em diferentes pontos do rio para sua caracterização e diagnóstico ambiental entre janeiro e agosto de 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.