Percepção da população do bairro Tijuca (RJ) quanto aos resíduos sólidos e à logística reversa
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0016Palavras-chave:
Consciência ambiental, Percepção ambiental, Educação ambiental, Logística reversaResumo
A conservação e preservação do meio ambiente devem levar em conta a percepção e o comportamento dos indivíduos em relação às questões ambientais. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos moradores no bairro Tijuca, Rio de Janeiro, sobre a gestão de resíduos sólidos e seu nível de conscientização ambiental, com enfoque nos resíduos da logística reversa. O grau de consciência ambiental foi avaliado com base nos hábitos de consumo e atitudes dos entrevistados, sendo relacionado ao gênero, idade, grau de escolaridade, renda e ocupação. Foram realizadas 326 entrevistas baseadas em um questionário contendo 23 perguntas, sendo utilizada a escala de Lickert para obtenção do nível de consciência ambiental. Os resultados apontaram que 19% dos entrevistados conheciam o conceito de logística reversa. Apenas 7,7% se mostraram conscientes em relação à temática, sendo que a maioria apresentou potenciais traços de consciência. O gênero feminino apresentou nível de consciência ambiental mais elevado do que o masculino, 57% contra 45%. O grau de consciência ambiental também foi maior entre os mais idosos, superior a 60%. A consciência ambiental aumenta proporcionalmente ao nível de escolaridade, renda familiar e estabilidade em termos de trabalho. Questões financeiras se destacam entre as motivações para a reciclagem, reaproveitamento ou reutilização, sendo falta de tempo e dificuldade de acesso a pontos de coleta os maiores fatores desmotivadores, com percentuais maiores que 50%. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a promoção da educação ambiental e o adequado descarte dos resíduos preconizados na logística reversa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.