Percepção da população do bairro Tijuca (RJ) quanto aos resíduos sólidos e à logística reversa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0016

Palabras clave:

Consciência ambiental, Percepção ambiental, Educação ambiental, Logística reversa

Resumen

A conservação e preservação do meio ambiente devem levar em conta a percepção e o comportamento dos indivíduos em relação às questões ambientais. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos moradores no bairro Tijuca, Rio de Janeiro, sobre a gestão de resíduos sólidos e seu nível de conscientização ambiental, com enfoque nos resíduos da logística reversa. O grau de consciência ambiental foi avaliado com base nos hábitos de consumo e atitudes dos entrevistados, sendo relacionado ao gênero, idade, grau de escolaridade, renda e ocupação. Foram realizadas 326 entrevistas baseadas em um questionário contendo 23 perguntas, sendo utilizada a escala de Lickert para obtenção do nível de consciência ambiental.   Os resultados apontaram que 19% dos entrevistados conheciam o conceito de logística reversa. Apenas 7,7% se mostraram conscientes em relação à temática, sendo que a maioria apresentou potenciais traços de consciência. O gênero feminino apresentou nível de consciência ambiental mais elevado do que o masculino, 57% contra 45%. O grau de consciência ambiental também foi maior entre os mais idosos, superior a 60%. A consciência ambiental aumenta proporcionalmente ao nível de escolaridade, renda familiar e estabilidade em termos de trabalho. Questões financeiras se destacam entre as motivações para a reciclagem, reaproveitamento ou reutilização, sendo falta de tempo e dificuldade de acesso a pontos de coleta os maiores fatores desmotivadores, com percentuais maiores que 50%. Acredita-se que esse trabalho possa contribuir para a promoção da educação ambiental e o adequado descarte dos resíduos preconizados na logística reversa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Leocadio de Sant'Anna, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ e em Engenharia Ambiental pela Universidade Salgado de Oliveira.Técnico em Saneamento Ambiental e Segurança do Trabalho pelo CEFET/RJ. Pós-graduação (Especialização/MBA): em QSMS e Sustentabilidade pela Dinâmica da Terra/UCP; Tutoria à Distância pelo Instituto Pró-Saber/UCAM e Engenharia de Segurança pelo Instituto Pró-Saber/UCAM. Pós-graduando em Engenharia de Segurança contra Incêndio e Pânico. Capacitação em Docência de Ensino Superior pela Universidade Celso Lisboa e Aperfeiçoamento em Formação Docente para Educação à Distância pelo IFES. Mestre em Ciências do Meio Ambiente pela Universidade Veiga de Almeida. Aluno especial do Doutorado em Sustentabilidade, pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Tenho experiência nas áreas de Sistemas Integrados de Gestão, Compras Públicas Sustentáveis, Docência de QSMS (presencial e à distância). Atualmente trabalho na Seção de Engenharia em Segurança do Trabalho da Divisão de Saúde do Trabalhador - DISAT, no Instituto Nacional do Câncer - INCA. 

Natalie Olifiers, Universidade Veiga de Almeida

Possui Bacharelado em Ciências Biológicas (modalidade Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e Doutorado em Vida Silvestre (Ecologia) pela University of Missouri. Foi pesquisadora/professora em Saúde Animal (Lecturer) da University of Plymouth - Inglaterra e foi bolsista Jovem Talento do Programa Ciências sem Fronteiras Capes/CNPq na Fundação Oswaldo Cruz/RJ. Atualmente atua como docente no curso de Ciências Biológicas e no Mestrado Profissional em Ciências do Meio Ambiente da Universidade Veiga de Almeida. Tem experiência na área de Ecologia e Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, conservação, saúde e parasitologia de mamíferos, fragmentação florestal e emergência de zoonoses. 

Anderson Amendoeira Namen, Universidade Veiga de Almeida

Possui graduação em Engenharia de Computacao pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990), mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Instituto Politécnico e Professor da Universidade Veiga de Almeida.

Publicado

2021-12-21