Proposição de infraestruturas sustentáveis de drenagem urbana: estudo de caso área Mansões Paraíso, Gama (DF)

Autores

  • David de Sousa Bezerra Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
  • Vitor Oliveira Cardoso Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
  • Aline Carolina da Silva Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos https://orcid.org/0000-0002-7606-9819

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0013

Palavras-chave:

Trincheiras de infiltração, Bacia de Detenção, Técnicas Compensatórias, Gama-DF

Resumo

A drenagem de águas pluviais contribui significativamente para a melhoria na qualidade de vida da população que vive na região beneficiada, diminuindo alagamentos, transportando a água captada para os devidos cursos hídricos naturais e, inclusive, minimizando o risco de contaminação de diversas doenças de veiculação hídrica. Com essa premissa, objetivou-se prospectar um dimensionamento de técnicas sustentáveis de escoamento superficial, para a área Mansões Paraíso, Gama/DF. O dimensionamento foi feito pelo método racional, para a Bacia de Detenção, enquanto, para as Trincheiras de Infiltração, foi utilizado o Modelo Unidimensional Horizontal de Philip, obtendo-se volumes precipitados de 12,1m³, 13,2m³, 2,4m³ e 9m³ para as Trincheiras 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Foi possível, anda, determinar as dimensões dessas quatro Trincheiras, sendo 1,175x1,15x20,0m³; 1,25x1,20x20m³; 1,10x1,00x5,00m³ e 1,00x1,00x20m³ para as Trincheiras 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Já para a Bacia de Detenção, obteve-se um dispositivo de, aproximadamente, 122m³, com 5,00x2,00x,12,20m³ de dimensões. Tais projeções tiveram como base estudos realizados em solos com características semelhantes às da área de estudo. Com estas propostas de dimensionamento, pôde-se concluir que o dimensionamento foi feito de forma proveitosa. Assim, as propostas de dimensionamento podem vir a contribuir para melhoria da região, minimizando os alagamentos nos períodos chuvosos e maximizando a qualidade da área de estudo permitindo, por exemplo, viabilizar a área para possível regularização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David de Sousa Bezerra, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC (DF), com experiência em elaboração de projetos executivos de esquadrias de alumínio de alto padrão. Fluente em Português (língua materna) e proficiência avançada em Inglês (como segunda língua).

Vitor Oliveira Cardoso, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Possui ensino-medio-segundo-graupela Educacional Compact(2014). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.

Aline Carolina da Silva, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Pós-doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá (2021). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (2011). Coordenadora de engenharia TEDPLAN/AP. Coordenadora de Internacionalização e Mobilidade Estudantil e docente do curso de Engenharia Civil do Uniceplac/DF. Consultora técnica por produto COATS/DENSP/FUNASA-DF. Pesquisadora e consultora na área saneamento ambiental no Nordeste brasileiro desde 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-18