Proposição de infraestruturas sustentáveis de drenagem urbana: estudo de caso área Mansões Paraíso, Gama (DF)

Autores/as

  • David de Sousa Bezerra Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
  • Vitor Oliveira Cardoso Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
  • Aline Carolina da Silva Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos https://orcid.org/0000-0002-7606-9819

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0013

Palabras clave:

Trincheiras de infiltração, Bacia de Detenção, Técnicas Compensatórias, Gama-DF

Resumen

A drenagem de águas pluviais contribui significativamente para a melhoria na qualidade de vida da população que vive na região beneficiada, diminuindo alagamentos, transportando a água captada para os devidos cursos hídricos naturais e, inclusive, minimizando o risco de contaminação de diversas doenças de veiculação hídrica. Com essa premissa, objetivou-se prospectar um dimensionamento de técnicas sustentáveis de escoamento superficial, para a área Mansões Paraíso, Gama/DF. O dimensionamento foi feito pelo método racional, para a Bacia de Detenção, enquanto, para as Trincheiras de Infiltração, foi utilizado o Modelo Unidimensional Horizontal de Philip, obtendo-se volumes precipitados de 12,1m³, 13,2m³, 2,4m³ e 9m³ para as Trincheiras 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Foi possível, anda, determinar as dimensões dessas quatro Trincheiras, sendo 1,175x1,15x20,0m³; 1,25x1,20x20m³; 1,10x1,00x5,00m³ e 1,00x1,00x20m³ para as Trincheiras 1, 2, 3 e 4, respectivamente. Já para a Bacia de Detenção, obteve-se um dispositivo de, aproximadamente, 122m³, com 5,00x2,00x,12,20m³ de dimensões. Tais projeções tiveram como base estudos realizados em solos com características semelhantes às da área de estudo. Com estas propostas de dimensionamento, pôde-se concluir que o dimensionamento foi feito de forma proveitosa. Assim, as propostas de dimensionamento podem vir a contribuir para melhoria da região, minimizando os alagamentos nos períodos chuvosos e maximizando a qualidade da área de estudo permitindo, por exemplo, viabilizar a área para possível regularização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

David de Sousa Bezerra, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Graduando em Engenharia Civil pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos - UNICEPLAC (DF), com experiência em elaboração de projetos executivos de esquadrias de alumínio de alto padrão. Fluente em Português (língua materna) e proficiência avançada em Inglês (como segunda língua).

Vitor Oliveira Cardoso, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Possui ensino-medio-segundo-graupela Educacional Compact(2014). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil.

Aline Carolina da Silva, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

Pós-doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amapá (2021). Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2018). Mestre em Engenharia Urbana e Ambiental pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Tecnóloga em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Sergipe (2011). Coordenadora de engenharia TEDPLAN/AP. Coordenadora de Internacionalização e Mobilidade Estudantil e docente do curso de Engenharia Civil do Uniceplac/DF. Consultora técnica por produto COATS/DENSP/FUNASA-DF. Pesquisadora e consultora na área saneamento ambiental no Nordeste brasileiro desde 2011.

Publicado

2021-12-18