Análise da dinâmica de mudanças da ocupação na região insular de Ananindeua/PA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0024

Palabras clave:

Ilhas, Ocupação do Solo, Floresta

Resumen

As ilhas que constituem as regiões insulares das cidades localizadas no município de Ananindeua, e situadas na Região Metropolitana de Belém, possuem características que as tornam de grande interesse para o estudo de questões socioambientais. O objetivo desta pesquisa foi investigar informações sobre a distribuição territorial, a localização das principais comunidades e o uso e cobertura atual do solo na região insular de Ananindeua a partir da aplicação de geotecnologias. Na aplicação da metodologia no estudo da dinâmica do uso e ocupação do solo, utilizou-se o software ENVI versão 5.1, e imagens multiespectrais do satélite Landsat 5 e 8, sensor TM e sensor OLI nos anos de 2006, 2011 e 2016, respectivamente.  Considerando-se o índice Kappa global, pode-se afirmar que o mapa de cobertura da terra apresentou excelente qualidade quanto à acurácia da classificação. A classe de maior incidência nos anos avaliados foi a floresta densa, assim o processo de caracterização ambiental mediante a utilização de dados orbitais mostrou que a cobertura vegetal da região insular de Ananindeua se encontra em boas condições de preservação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erneida Coelho de Araújo, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (1993), Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Ceará (2000), Doutora em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF (2005) com ênfase em manejo, propagação de plantas, controle de qualidade de grãos e sementes. Pós - Doutorado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal (2019). Atualmente é Professora Associada III da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Ananindeua. Tem experiência em Ecologia, com ênfase em Ecologia Vegetal e Conservação da Natureza, atuando nos seguintes temas: Meio Ambiente, Manejo, Propagação de Plantas e Restauração Ecológica.

Bruno Ferreira Monteiro, Faculdade Estácio do Amapá

Possui graduação em direito pela Faculdade Estácio do Amapá (Famap)(2020). Atualmente é assistente administrativo da secretaria de estado da educação. Tem experiência na área de Ciência Política.

Publicado

2023-01-08