INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DE PRODUÇÃO NO CULTIVO DE MUDAS NATIVAS NA REGIÃO COSTEIRA AMAZÔNICA
Palavras-chave:
Propágulo, viveiro, manguezal.Resumo
A produção de mudas de espécies arbóreas de mangue Rhizophora mangle L. Avicennia germinans (L) L. e Laguncularia racemosa (L.) C.F. Gaertn. foi avaliado em viveiro de terra firme com objetivo de verificar o desempenho das mudas nesta condição. O experimento foi conduzido em viveiro, cujos canteiros foram instalados na terra firme, na vila de Tamatateua, no município de Bragança, Pará. O delineamento amostral proposto foi o inteiramente casualizado ( 3 x 1 ) x 4, ou seja, utilizou-se três espécies arbóreas de mangue, um sistema de produção com 4 repetições. Os propágulos foram semeados em embalagem de polietileno (17x27 cm), o substrato utilizado foi o latossolo. As mudas foram irrigadas diariamente com água doce e mensuradas bimestralmente durante um ciclo anual. Os resultados mostraram que as maiores médias de crescimento R. mangle no viveiro, única espécie que sobreviveu neste sistema de produção ocorreu no 10º e 12º mês de cultivo; concluiu-se que somente as mudas de R. mangle sobreviveram e se desenvolveram ao serem cultivadas em viveiro de terra firme, demostrando a capacidade da espécie ser produzida em grandes quantidades para revegetação de áreas desflorestadas; a salinidade não foi um fator limitante para a sobrevivência de mudas desta espécie.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.