Análise da dinâmica de mudanças da ocupação na região insular de Ananindeua/PA
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0024Palavras-chave:
Ilhas, Ocupação do Solo, FlorestaResumo
As ilhas que constituem as regiões insulares das cidades localizadas no município de Ananindeua, e situadas na Região Metropolitana de Belém, possuem características que as tornam de grande interesse para o estudo de questões socioambientais. O objetivo desta pesquisa foi investigar informações sobre a distribuição territorial, a localização das principais comunidades e o uso e cobertura atual do solo na região insular de Ananindeua a partir da aplicação de geotecnologias. Na aplicação da metodologia no estudo da dinâmica do uso e ocupação do solo, utilizou-se o software ENVI versão 5.1, e imagens multiespectrais do satélite Landsat 5 e 8, sensor TM e sensor OLI nos anos de 2006, 2011 e 2016, respectivamente. Considerando-se o índice Kappa global, pode-se afirmar que o mapa de cobertura da terra apresentou excelente qualidade quanto à acurácia da classificação. A classe de maior incidência nos anos avaliados foi a floresta densa, assim o processo de caracterização ambiental mediante a utilização de dados orbitais mostrou que a cobertura vegetal da região insular de Ananindeua se encontra em boas condições de preservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.