Análise multitemporal das alterações ambientais do bioma caatinga no município de Camalaú (PB)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0025

Palabras clave:

Degradação ambiental, Geoprocessamento, Séries temporais, Desertificação

Resumen

Assim como diversos outros municípios que compõem a Região Semiárida do Brasil, Camalaú-PB, encontra-se susceptível ao processo de desertificação, que, além das condições naturais que possibilitam tal processo, a dinâmica na transformação do seu espaço geográfico pela inserção de um modelo não sustentável de produção agropecuária intensificou ainda mais o ritmo de degradação ambiental, provocando significativas mudanças na sua paisagem. Para analisar essas mudanças por meio da observação de três variáveis (Formação Savânica, Mosaico de Agricultura e Pastagem e Outras Áreas não Vegetadas), o geoprocessamento de imagens de satélite e a análise de séries temporais são apresentados como uma ferramenta fundamental para apoiar esses estudos. O presente artigo teve como objetivo analisar o comportamento temporal do Bioma Caatinga no município de Camalaú-PB entre os anos de 1985-2019, com base no geoprocessamento de imagens Landsat processadas pelo MapBiomas e análise estatística de Mann-Kendall e Pettit para análise de tendências e quebras, possibilitando assim, uma possível compreensão dos agentes causadores da alteração do Bioma Caatinga, por meio de discussões sobre mudanças nas paisagens do município em estudo. Através dos estudos, percebeu-se uma diminuição considerável da Formação Savânica, um aumento sutil de áreas com Mosaico de Agricultura e Pastagem, além do aumento de Outras Áreas não Vegetadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ezequiel Sóstenes Bezerra Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Design em Permacultura pelo Center for Creative Ecology, CCE, Israel (2018). Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2008) e Graduação em Agroecologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Concluiu o Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com ênfase em Economia Solidária no Semiárido paraibano e o Mestrado em Ciências Agrárias (Agroecologia). Atualmente é professor efetivo de Geografia na Escola Cidadã Integral Técnica Estadual "Pedro Bezerra Filho" e Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais (UFCG) . Sócio da empresa de consultoria e assessoria Mariano & Farias LTDA. Consultor do Sebrae. Tem experiência nas áreas de Agroecologia e Educação Ambiental, com ênfase em Extensão Rural, Tecnologias Sociais e Sistemas Agroflorestais, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, meio ambiente, ecologia, manejo do solo e Caatinga.

Madson Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Meteorologia, com área de concentração em Agrometeorologia e Micrometeorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Doutor em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande (2014). Atualmente é Professor Adjunto Nível I - Classe C da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA). Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Meteorologia (PPGMET) e Recursos Naturais (PPGRN) da UFCG. Líder do Grupo de Pesquisas em Geotecnologias e modelagem de risco ambiental. Tem experiência na área de Meteorologia e Meio Ambiente, com ênfase em Agrometeorologia, Climatologia, Estatística Descritiva e Multivariada, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (QGIS), atuando principalmente nos seguintes temas: séries temporais, modelagem agrometeorológica e hidrológica (SWAT), mudanças climáticas, zoneamento de risco climático, consumo hídrico de culturas e sensoriamento remoto aplicado à agricultura e clima urbano. 

José Diogenes Alves Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande. Mestrando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande. Detentor de experiência em Geoprocessamento aplicado ao meio ambiente. 

Publicado

2022-07-02

Número

Sección

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artículos más leídos del mismo autor/a