Análise espaço-temporal das transformações ambientais do município de Sousa (PB)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0027Palavras-chave:
Uso e ocupação do solo, Teste de Mann-Kendall, Teste de PettittResumo
As mudanças nos ambientes, decorrentes do crescimento populacional exacerbado, acarretam diversas alterações, afetando o desenvolvimento urbano e o uso e ocupação do solo. Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar as transformações ambientais do município de Sousa-PB no período de 1985 a 2020, com utilização de sensoriamento remoto e aplicação de testes estatísticos de tendência e homogeneidade para verificação das mudanças ambientais. Gerou-se mapas de uso e ocupação do solo do município estudado, com uso do software Qgis, a partir dos dados cedidos pelo MapBiomas 6.0. Ademais, foram utilizados os testes estatísticos de Mann-Kendall, Sens Slope e de Pettitt para tratamento dos dados, como a elaboração dos gráficos para verificar os pontos de quebra e mudanças de comportamento das séries das variáveis: Formação Savânica, Agricultura e Pastagem, Pastagem e Área Urbanizada. Percebeu-se que ao longo do tempo ocorreu uma acentuada redução na área ocupada por formação savânica enquanto as áreas de pastagem e área urbanizada aumentaram. As análises de tendências estatísticas demonstraram probabilidades de crescimento e redução para as diferentes formas de ocupação, evidenciando a importância de ferramentas e análises estatísticas na avaliação da situação de uso e ocupação do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.