Análise multitemporal das alterações ambientais do bioma caatinga no município de Camalaú (PB)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0025Palavras-chave:
Degradação ambiental, Geoprocessamento, Séries temporais, DesertificaçãoResumo
Assim como diversos outros municípios que compõem a Região Semiárida do Brasil, Camalaú-PB, encontra-se susceptível ao processo de desertificação, que, além das condições naturais que possibilitam tal processo, a dinâmica na transformação do seu espaço geográfico pela inserção de um modelo não sustentável de produção agropecuária intensificou ainda mais o ritmo de degradação ambiental, provocando significativas mudanças na sua paisagem. Para analisar essas mudanças por meio da observação de três variáveis (Formação Savânica, Mosaico de Agricultura e Pastagem e Outras Áreas não Vegetadas), o geoprocessamento de imagens de satélite e a análise de séries temporais são apresentados como uma ferramenta fundamental para apoiar esses estudos. O presente artigo teve como objetivo analisar o comportamento temporal do Bioma Caatinga no município de Camalaú-PB entre os anos de 1985-2019, com base no geoprocessamento de imagens Landsat processadas pelo MapBiomas e análise estatística de Mann-Kendall e Pettit para análise de tendências e quebras, possibilitando assim, uma possível compreensão dos agentes causadores da alteração do Bioma Caatinga, por meio de discussões sobre mudanças nas paisagens do município em estudo. Através dos estudos, percebeu-se uma diminuição considerável da Formação Savânica, um aumento sutil de áreas com Mosaico de Agricultura e Pastagem, além do aumento de Outras Áreas não Vegetadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.