A importância da cisterna de placa como tecnologia social de convivência com o semiárido no assentamento de reforma agrária Bom Lugar I

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0007

Palabras clave:

Convivência com o semiárido, Cisterna de placa, Reforma agrária

Resumen

A crise hídrica existente no contexto do semiárido brasileiro é considerada um desafio histórico. Diante disso, as tecnologias sociais de convivência com o semiárido, têm possibilitado novas alternativas frente aos problemas recorrentes nessa espacialidade. Frente a isso, o objetivo do trabalho é compreender como a cisterna de placa tem contribuído na permanência dos agricultores familiares no assentamento de Reforma Agrária Bom Lugar I, enquanto tecnologia social de convivência com o semiárido, e quais as possibilidades de avanços para implementação de novas tecnologias que garantam a qualidade de vida e o bem-estar social dos agricultores familiares. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados empíricos a entrevista semiestruturada. Logo após, os dados foram agrupados e tabulados seguindo critério de análise de conteúdo (Bardin, 1977). O estudo apresenta um conjunto de indicativos pontuais e específicos que fomentam o entendimento acerca da importância da cisterna de placa no contexto do assentamento Bom Lugar I, possibilitando a construção de reflexões e possibilidades de avanços relacionados à implementação de novas tecnologias sociais de convivência com o semiárido.

 

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Biografía del autor/a

Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições/ UFERSA, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Atividades Lúdicas para o Ensino de Química, Formação de Professores de Química, Reuso de Água na Agricultura e Reaproveitamento de Resíduos Biodegradáveis.

Josiel Medeiros de Aquino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) na linha de pesquisa, Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade. Especialista em Geografia do Brasil - FAVENI (2021) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Graduado na Licenciatura Interdisciplinar - Ciências Humanas e Sociais - Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2020). Membro do Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro de Pesquisa, ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ). Área de atuação, Ciências Humanas e Sociais. Trabalha com a linha de pesquisa dos Usos do Território no Semiárido Brasileiro. Tem publicações em periódicos eletrônicos e participação em eventos Locais; Estaduais; Regionais; Nacional e Internacional. Participou como membro do projeto de extensão Aproximações Entre a Geografia e Crianças e Jovens do Ensino Fundamental Residentes em Assentamentos Rurais do Oeste Potiguar. Atuou como bolsista do projeto de extensão Vamos Estudar Para o Enem?: Preparatório interdisciplinar para residentes em Assentamentos de Reforma Agrária. Atualmente, vem estudando os seguintes temas: Agricultura familiar; Tecnologias sociais; Convivência com o Semiárido; Usos do território; Desenvolvimento Sustentável; Desigualdade Social; Educação do Campo e Ensino de Geografia.

 

José Erimar dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2005-2009). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2010-2012). Doutor em Geografia por esta mesma universidade (2013-2015). É professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Iniciou sua carreira docente em 2009, atuando como Professor Substituto no Curso de Geografia do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN. Atuou no Departamento de Geografia do Campus Central da UERN, em Mossoró/RN (2012-2013) e no Departamento de Geografia da UFRN, em Natal/RN (2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Geografia Econômica Urbana, Feiras Livre, Sistema Bancário e Financeiro, Usos do Território, Desigualdades Socioespaciais, Dinâmica Territorial, Circuitos da Economia Urbana, Epistemologia da Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia. Leciona e desenvolve Pesquisas e atividades de Extensão no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA e atua como professor colaborador da pós-graduação Especialização em Geografia do Nordeste, no Departamento de Geografia da FAFIC/UERN. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/UFERSA. Coordenou o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFERSA de 04/2018 a 06/2019.

Publicado

2022-07-02