Semiárido e agricultura familiar no município de Upanema (RN): uma análise acerca do assentamento de reforma agrária Bom Lugar I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0025

Palavras-chave:

Semiárido, Agricultura Familiar, Assentamento

Resumo

O referente trabalho teve como objetivo, compreender a realidade da agricultura familiar no Assentamento de Reforma Agrária Bom Lugar I, analisando as atividades produtivas e suas possibilidades de avanços na superação das desigualdades sociais no contexto do semiárido, no município de Upanema-RN (Brasil). A pesquisa, baseada no levantamento e tratamento de dados qualitativos, tem como instrumento a entrevista semiestruturada. Sobre a análise dos dados, foi utilizada a elaboração de quadros, tabelas e transcrições textuais, possibilitando a construção de reflexões e apontamentos com base nas informações coletadas no estudo desenvolvido (YIM, 2010). Mesmo em condições climáticas adversas, a agricultura familiar contribui para fixar o homem e a mulher do campo no semiárido, cujo sistema produtivo feijão-milho-caju-melancia é a policultura alimentar marcante.  Apesar de identificar inexistência de suporte técnico para os agricultores familiares, a cadeia produtiva presente na espacialidade do Bom Lugar I, é destinada para o consumo familiar. É compreendido que a agricultura familiar tem contribuído na redução das desigualdades sociais no contexto dos assentamentos no semiárido com base na produção dos alimentos, garantindo a erradicação da fome. Contudo, vale destacar a necessidade de ampliar as possibilidades de implementação de tecnologias sociais que possibilitem aos agricultores produzir alimentos o ano inteiro, ampliando a qualidade de vida e oportunizando novas possibilidades de convivência com o semiárido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições/ UFERSA, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Atividades Lúdicas para o Ensino de Química, Formação de Professores de Química, Reuso de Água na Agricultura e Reaproveitamento de Resíduos Biodegradáveis.

José Erimar dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2005-2009). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2010-2012). Doutor em Geografia por esta mesma universidade (2013-2015). É professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Iniciou sua carreira docente em 2009, atuando como Professor Substituto no Curso de Geografia do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN. Atuou no Departamento de Geografia do Campus Central da UERN, em Mossoró/RN (2012-2013) e no Departamento de Geografia da UFRN, em Natal/RN (2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Geografia Econômica Urbana, Feiras Livre, Usos do Território, Desigualdades Socioespaciais, Dinâmica Territorial, Circuitos da Economia Urbana, Epistemologia da Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia. Leciona e desenvolve Pesquisas e atividades de Extensão no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/UFERSA. Coordenou o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFERSA de 04/2018 a 06/2019. Foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) no período de junho de 2019 a agosto de 2020. 

Josiel Medeiros de Aquino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) na linha de pesquisa, Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade. Especialista em Geografia do Brasil - FAVENI (2021) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Graduado na Licenciatura Interdisciplinar - Ciências Humanas e Sociais - Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2020). Membro do Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro de Pesquisa, ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ). Área de atuação, Ciências Humanas e Sociais. Trabalha com a linha de pesquisa dos Usos do Território no Semiárido Brasileiro. Tem publicações em periódicos eletrônicos e participação em eventos Locais; Estaduais; Regionais; Nacional e Internacional. Participou como membro do projeto de extensão Aproximações Entre a Geografia e Crianças e Jovens do Ensino Fundamental Residentes em Assentamentos Rurais do Oeste Potiguar. Atuou como bolsista do projeto de extensão Vamos Estudar Para o Enem?: Preparatório interdisciplinar para residentes em Assentamentos de Reforma Agrária. Atualmente, vem estudando os seguintes temas: Desigualdade Social, Tecnologias sociais; Convivência com o Semiárido; Usos do território; Desenvolvimento Sustentável; Agricultura familiar; Educação do Campo e Ensino de Geografia.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais