Semiárido e agricultura familiar no município de Upanema (RN): uma análise acerca do assentamento de reforma agrária Bom Lugar I
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0025Palavras-chave:
Semiárido, Agricultura Familiar, AssentamentoResumo
O referente trabalho teve como objetivo, compreender a realidade da agricultura familiar no Assentamento de Reforma Agrária Bom Lugar I, analisando as atividades produtivas e suas possibilidades de avanços na superação das desigualdades sociais no contexto do semiárido, no município de Upanema-RN (Brasil). A pesquisa, baseada no levantamento e tratamento de dados qualitativos, tem como instrumento a entrevista semiestruturada. Sobre a análise dos dados, foi utilizada a elaboração de quadros, tabelas e transcrições textuais, possibilitando a construção de reflexões e apontamentos com base nas informações coletadas no estudo desenvolvido (YIM, 2010). Mesmo em condições climáticas adversas, a agricultura familiar contribui para fixar o homem e a mulher do campo no semiárido, cujo sistema produtivo feijão-milho-caju-melancia é a policultura alimentar marcante. Apesar de identificar inexistência de suporte técnico para os agricultores familiares, a cadeia produtiva presente na espacialidade do Bom Lugar I, é destinada para o consumo familiar. É compreendido que a agricultura familiar tem contribuído na redução das desigualdades sociais no contexto dos assentamentos no semiárido com base na produção dos alimentos, garantindo a erradicação da fome. Contudo, vale destacar a necessidade de ampliar as possibilidades de implementação de tecnologias sociais que possibilitem aos agricultores produzir alimentos o ano inteiro, ampliando a qualidade de vida e oportunizando novas possibilidades de convivência com o semiárido.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.