The importance of plate cistern as a social technology for coexistence with the semi-arid in the Bom Lugar I agrarian reform settlement

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0007

Keywords:

Coexistence with semi-arid, Plate cistern, Agrarian reform

Abstract

The existing water crisis in the Brazilian semi-arid context is considered as a historical challenge. In view of this, the social technologies of coexistence with the semi-arid region have enabled new alternatives in face of the recurrent problems in this area. Given the above, the objective of this work is to understand how the plate cistern has contributed to the permanence of family farmers in the Bom Lugar I Agrarian Reform Settlement as social technology of coexistence with the semi-arid region and what are the possibilities of advances for the implementation of new technologies that ensure life quality and social well-being of family farmers. A semi-structured interview was used as an instrument and the data were grouped and tabulated according to pre-established criteria (Bardin, 1977). The study presents a set of punctual and specific indicatives that promote the understanding about the importance of the plate cistern in the context of the Bom Lugar I agrarian settlement, allowing the construction of reflection and possibilities of advances related to the implementation of new social technologies of coexistence with the semi-arid region.

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Author Biographies

Francisco Souto de Sousa Júnior, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutorado em Química Pelo Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologia e Instituições/ UFERSA, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Atividades Lúdicas para o Ensino de Química, Formação de Professores de Química, Reuso de Água na Agricultura e Reaproveitamento de Resíduos Biodegradáveis.

Josiel Medeiros de Aquino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) na linha de pesquisa, Desenvolvimento e Integração de Tecnologias na Sociedade. Especialista em Geografia do Brasil - FAVENI (2021) Curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Graduado na Licenciatura Interdisciplinar - Ciências Humanas e Sociais - Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2020). Membro do Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro de Pesquisa, ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ). Área de atuação, Ciências Humanas e Sociais. Trabalha com a linha de pesquisa dos Usos do Território no Semiárido Brasileiro. Tem publicações em periódicos eletrônicos e participação em eventos Locais; Estaduais; Regionais; Nacional e Internacional. Participou como membro do projeto de extensão Aproximações Entre a Geografia e Crianças e Jovens do Ensino Fundamental Residentes em Assentamentos Rurais do Oeste Potiguar. Atuou como bolsista do projeto de extensão Vamos Estudar Para o Enem?: Preparatório interdisciplinar para residentes em Assentamentos de Reforma Agrária. Atualmente, vem estudando os seguintes temas: Agricultura familiar; Tecnologias sociais; Convivência com o Semiárido; Usos do território; Desenvolvimento Sustentável; Desigualdade Social; Educação do Campo e Ensino de Geografia.

 

José Erimar dos Santos, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pró-Reitor Adjunto de Graduação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) (2005-2009). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2010-2012). Doutor em Geografia por esta mesma universidade (2013-2015). É professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas (DCH), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas (CCSAH), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Iniciou sua carreira docente em 2009, atuando como Professor Substituto no Curso de Geografia do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Pau dos Ferros/RN. Atuou no Departamento de Geografia do Campus Central da UERN, em Mossoró/RN (2012-2013) e no Departamento de Geografia da UFRN, em Natal/RN (2015). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: Geografia Econômica Urbana, Feiras Livre, Sistema Bancário e Financeiro, Usos do Território, Desigualdades Socioespaciais, Dinâmica Territorial, Circuitos da Economia Urbana, Epistemologia da Geografia, Metodologia do Ensino de Geografia. Leciona e desenvolve Pesquisas e atividades de Extensão no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFERSA e atua como professor colaborador da pós-graduação Especialização em Geografia do Nordeste, no Departamento de Geografia da FAFIC/UERN. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas: Observatório das Desigualdades Socioespaciais, Dinâmicas Territoriais e Usos do Território no Semiárido Brasileiro, CNPq/UFERSA. Coordenou o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFERSA de 04/2018 a 06/2019.

Published

2022-07-02