Avaliação do tempo de retenção celular e da concentração do esgoto na remoção biológica de nutrientes: remoção de nutrientes em reatores em batelada sequencial
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0027Palabras clave:
Remoção biológica de nutrientes, Reator em batelada sequencial, Esgoto concentrado, Esgoto moderadoResumen
A remoção biológica de nitrogênio e fósforo têm sido eficientemente alcançada no tratamento de esgotos utilizando reatores em bateladas sequenciais (RBS). No entanto, a biodesfosfatação e desnitrificação heterotrófica ocorrem quando há carbono orgânico disponível em proporções estequiométricas, dentre outros fatores, como a idade de lodo e o tempo das fases aeróbia, anaeróbia e anóxica. Neste contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de dois RBS na remoção biológica de nutrientes de esgoto com diferentes concentrações, sob diferentes tempos de retenção celular (TRC) e tempos de ciclo. Para isso, dois sistemas experimentais foram operados em paralelo: sistema 1 teve como afluente esgoto concentrado; e no sistema 2 o afluente foi esgoto moderado. Em ambos os experimentos foram utilizados dois RBS com tempos de ciclo de 24 e 8 h e o TRC de 12 e 5 dias, respectivamente para R1 e R2. No experimento 1 foram observadas eficiências médias de remoção no R1 de 60%, 42% e 81%, e de 83%, 80% e 35% no R2, respectivamente para fósforo total, ortofosfato e nitrogênio. Para o experimento 2, as eficiências médias de remoção de fósforo total, ortofosfato e nitrogênio foram respectivamente de 47%, 43% e 83% (R1) e 56%, 54% e 33% (R2). De modo geral, a biodesfosfatação foi realizada com melhor desempenho no reator R2, quando o sistema foi operado com esgoto concentrado, enquanto os processos de nitrificação/desnitrificação foram realizados com maior eficiência no reator R1, também quando este tratava esgoto concentrado. Além disso, as relações DQO/P (55,0 a 65,0) e DQO/N (6,0 a 9,0) comprovaram que, em ambos os experimentos, havia matéria orgânica suficiente para que os processos de remoção de nitrogênio e fósforo ocorressem de forma adequada nos sistemas de lodos ativados.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.