Qualidade da água de rio na Amazônia: um estudo de caso sobre o rio Pará do Uruará
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0031Palavras-chave:
Contaminação, Riscos à Saúde, Saneamento, Amazônia BrasileiraResumo
A contaminação da água pode ser vista como uma sequência de condições adversas que promove o crescimento e proliferação de agentes patogênicos. Com base nisso, este estudo buscou avaliar a qualidade da água do Rio Pará do Uruará, mensurando as características físico-químicas e microbiológicas. As amostras de água foram coletadas em quatro pontos do rio, usando sacos plásticos descartáveis e estéreis, próprios para coleta de água, devidamente identificados e acondicionados em ambiente térmico, para posterior análise em laboratório. Foram quantificados o pH, dureza, turbidez, cor, condutividade, coliformes totais e Escherichia coli, seguindo a metodologia de ensaio de águas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW). Nossos resultados mostraram que o pH, dureza, turbidez, cor e condutividade estavam em conformidade com os valores máximos estabelecidos pela Resolução CONAMA n°. 357/2005, mas coliformes totais e Escherichia coli não atenderam aos padrões exigidos pela legislação ambiental vigente. A contaminação dos rios amazônicos rodeados por pequenas cidades tem ocorrido principalmente devido à ausência de saneamento básico, no qual a população descarta os efluentes domésticos diretamente no ecossistema aquático. Portanto, é necessário tornar público os resultados obtidos neste estudo, tendo em vista uma possível conscientização da população sobre os riscos à saúde que o consumo da água imprópria pode vir a causar. Além disso, possibilitar a realização de atividades de educação ambiental e em saúde voltadas à população, como forma de evitar a contaminação do rio.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.