Processos de nitrificação e desnitrificação: uma abordagem conceitual
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0014Palavras-chave:
Nitrificação, Desnitrificação, Ecofisiologia, Parâmetros operacionaisResumo
O nitrogênio é um dos principais responsáveis pelo processo de eutrofização dos corpos d’água. Em virtude da sua elevada concentração em diferentes tipos de águas residuárias, sua remoção através dos processos de nitrificação e desnitrificação tem sido amplamente utilizada em diversas unidades de tratamento de efluentes. Deste modo, o presente artigo teve como objetivo apresentar uma revisão sobre os processos de nitrificação e desnitrificação convencional, apresentando uma abordagem conceitual, aspectos ecofisiológicos e suas relações com os parâmetros operacionais sobre o desenvolvimento do processo. O levantamento de dados na literatura a partir de databases (Web of Science™, Scopus e Google Acadêmico), a respeito das etapas de nitrificação e desnitrificação mostrou que ambos os processos ainda precisam ser estudados, e que existem lacunas nas vias enzimáticas que governam a transformação do nitrogênio. Notavelmente, ambos os processos estão sendo desenvolvidos com maiores eficiências em diferentes escalas de tratamento, haja vista que o conhecimento ao nível molecular passou a ser amplamente estudado no mundo, e os parâmetros regulatórios das etapas passaram a ser mais bem compreendidos e controlados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.