Estudo da avaliação de impacto ambiental como instrumento analítico nas práticas de perícia judicial ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0059

Palabras clave:

Ação judicial, Análise, Impacto ambiental, Perícia

Resumen

O presente estudo objetiva o emprego de metodologia de análise dos impactos ambientais em cenário de práticas de uso e manejo do rio Paraibuna, onde se localizam dois aproveitamentos hidrelétricos denominados Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCH) Monte Serrat e Bonfante e uma área licenciada para extração de areia do leito do referido rio. O estudo auxiliou as investigações forenses sobre os impactos ambientais ocasionados pelos aproveitamentos hidrelétricos, após 12 anos de construção e operação, sobre a poligonal de extração de areia. Para tanto,  utilizou-se da literatura especializada e levantamento de dados em campo, a partir das vistorias que percorreram o entorno das áreas das PCH e a poligonal licenciada de extração de areia, coletando subsídios para melhor tecer as observações qualificadas dos impactos ambientais incidentes. Para a caracterização do diagnóstico ambiental utilizou-se de métodos e ferramentas de análise em AIA, adotando-se o denominado “checklist”, ou da listagem de controle associado ao “ad hoc”, que consistiu na identificação dos principais impactos ambientais que incidem sobre o trecho estudado. A análise e a classificação dos impactos ambientais integrados listados foram seguidas de uma valoração qualitativa e interpretativa desses impactos. Observou-se que, o emprego da AIA do estudo dos impactos ambientais representa um instrumento técnico de análise eficiente e eficaz no levantamento das evidências de impacto ambiental causado pelas atividades das PCH Monte Serrat e Bonfante no recurso hídrico, quanto à diminuição de carreamento de sedimentos a jusante desses que impactaram as atividades econômicas da Empresa estudada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cátia Araujo Farias, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Cientista Ambiental (Ciências Ambientais). Professora Titular do Curso de Especialização em Perícia Judicial, Ambiental e Auditorias do Centro de Ciências Tecnológicas/UNIFESO - Teresópolis/RJ. Pós-Doutora em Ciências Ambientais pela Escola de Engenharia de São Carlo/EESC- USP (2002); Doutora e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e (1992), respectivamente; Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Faculdade Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP (2001); Engenheira Agrimensora Universidade Federal de Viçosa (1988). Pós-doutoranda em Direito Ambiental e Direito Urbanístico junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCAm/UFSCar) do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CEDA - Centro de Estudos em Democracia Ambiental, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar. Assessora Pedagógica e Professora conteudista da EaD-UNIFESO, desde 2016. Professora Colaboradora da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes - FACE ALFOR no curso de Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente (2011-2021). Atuação em perícia judicial ambiental (Tribunal de Justiça de São Paulo, MPE e MPF Justiça Federal; Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Comarca de Além Paraíba-MG); consultoria ambiental (engenharia ambiental e sanitária, gestão ambiental, geotecnia ambiental, biorremediação de áreas contaminadas, avaliação e análise de impactos ambientais, recursos hídricos). Principais áreas de atuação: Avaliação de Impacto Ambiental; Perícias Ambientais; Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Gestão Ambiental; Gestão Integrada em Qualidade e Meio Ambiente; Pesquisa científica. 

Celso Maran de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Cientista Ambiental e Urbanístico (Direito Ambiental e Direito Urbanístico). Possui Doutorado (2005) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado (2000) em Direito da Integração pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especialização em Proteção de Menores (1998) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) e coordenador do PPGCAm (2021-2023). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa CEDA - Centro de Estudos em Democracia Ambiental, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar; pesquisador dos grupos de pesquisa "Direito, Cidade e Envelhecimento - UFSCAR" e "Grupo de Pesquisa Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito - GPEIA", da Universidade Federal Fluminense. Atuação em rede de pesquisa nacional (entre os grupos de pesquisa), e rede de pesquisa internacional (pesquisadores da Universidade de Coimbra, da Universidade do Porto, e do Centro Politécnico de Leiria). Principais áreas de atuação: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito Ambiental Internacional, Gestão e Auditoria Ambiental, Políticas Públicas Ambientais e Urbanísticas, Perícias Ambientais. 

Publicado

2021-05-28