O impacto ambiental ocasionado pelo movimento de massa nos taludes naturais e construídos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0001

Palavras-chave:

Impacto ambiental, Movimento de massa, Diagnóstico estrutural, Região serrana

Resumo

Apesar da percepção acerca da recorrência dos movimentos gravitacionais de massa na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, as pesquisas relacionadas aos fatores responsáveis pela instabilidade de taludes nesta localidade ainda são incipientes no que concerne ao embasamento para a propositura de medidas preventivas nas áreas de risco e desenvolvimento de políticas públicas, sobretudo em relação ao conhecimento do comportamento dos solos serranos. Tendo isso em vista, o presente trabalho buscou compilar os principais resultados referentes a duas pesquisas desenvolvidas na região, destinadas ao diagnóstico estrutural e coleta de amostras dos perfis de solo em taludes de corte nas rodovias que ligam as cidades de Carmo, Sumidouro e Teresópolis (RJ) (Setor 1), e análise ambiental dos taludes naturais de 11 bairros de Teresópolis (Setor 2), de forma a apresentar um diagnóstico dessas áreas para apresentar ao Ministério Público local para tomada de decisão, bem como fornecer subsídios técnicos para as audiências públicas relacionadas ao impacto ambiental advindo do movimento de massa dos taludes naturais e construídos que compõem o relevo dos municípios investigados. Por meio da técnica de diagnose empregada, foi possível determinar as características geológicas e do solo quanto à sua estrutura e pouca profundidade que favorecem a susceptibilidade dessas vertentes da área de estudo e ao deslocamento de material, quando em período chuvoso. Além disso, tais áreas encontram-se com adensamento urbano, seja este precário ou não, potencializando o movimento de massa natural dessas encostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Araujo Farias, Universidade Federal de São Carlos

Cientista Ambiental (Ciências Ambientais). Pós-doutoranda em Direito Ambiental e Direito Urbanístico junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (PPGCAm/UFSCar) do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm/UFSCar). Professora Titular do Curso de Especialização em Perícia Judicial, Ambiental e Auditorias do Centro de Ciências Tecnológicas/UNIFESO - Teresópolis/RJ. Pós-Doutora em Ciências Ambientais pela Escola de Engenharia de São Carlo/EESC- USP (2002); Doutora e Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e (1992), respectivamente; Especialista em Engenharia de Avaliações e Perícias pela Faculdade Moura Lacerda, Ribeirão Preto-SP (2001); Engenheira Agrimensora Universidade Federal de Viçosa (1988).. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CEDA - Centro de Estudos em Democracia Ambiental, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar. Assessora Pedagógica e Professora conteudista da EaD-UNIFESO (2017-2022). Professora Titular do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO (2011- 2017). Professora Colaboradora da Faculdade de Ciências Gerenciais Alves Fortes - FACE ALFOR no curso de Engenharia Civil com ênfase em Meio Ambiente (2011-2021). Atuação em perícia judicial ambiental (Tribunal de Justiça de São Paulo, MPE e MPF Justiça Federal; Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Comarca de Além Paraíba-MG); consultora ambiental (engenharia ambiental e sanitária, gestão ambiental, geotecnia ambiental, biorremediação de áreas contaminadas, avaliação e análise de impactos ambientais, recursos hídricos). Principais áreas de atuação: Avaliação de Impacto Ambiental; Perícias Ambientais; Gerenciamento de Áreas Contaminadas; Gestão Ambiental; Gestão Integrada em Qualidade e Meio Ambiente; Pesquisa científica.

Celso Maran de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Cientista Ambiental e Urbanístico (Direito Ambiental e Direito Urbanístico). Possui Doutorado (2005) em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP), Mestrado (2000) em Direito da Integração pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Especialização em Proteção de Menores (1998) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) e coordenador do PPGCAm (2021-2023). Pesquisador líder do Grupo de Pesquisa CEDA - Centro de Estudos em Democracia Ambiental, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSCar; pesquisador dos grupos de pesquisa "Direito, Cidade e Envelhecimento - UFSCAR" e "Grupo de Pesquisa Estado, Instituições e Análise Econômica do Direito - GPEIA", da Universidade Federal Fluminense. Atuação em rede de pesquisa nacional (entre os grupos de pesquisa), e rede de pesquisa internacional (pesquisadores da Universidade de Coimbra, da Universidade do Porto, e do Centro Politécnico de Leiria). Principais áreas de atuação: Direito Ambiental, Direito Urbanístico, Direito Ambiental Internacional, Gestão e Auditoria Ambiental, Políticas Públicas Ambientais e Urbanísticas, Perícias Ambientais. 

Publicado

2022-07-02