O impacto ambiental ocasionado pelo movimento de massa nos taludes naturais e construídos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.003.0001Palavras-chave:
Impacto ambiental, Movimento de massa, Diagnóstico estrutural, Região serranaResumo
Apesar da percepção acerca da recorrência dos movimentos gravitacionais de massa na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, as pesquisas relacionadas aos fatores responsáveis pela instabilidade de taludes nesta localidade ainda são incipientes no que concerne ao embasamento para a propositura de medidas preventivas nas áreas de risco e desenvolvimento de políticas públicas, sobretudo em relação ao conhecimento do comportamento dos solos serranos. Tendo isso em vista, o presente trabalho buscou compilar os principais resultados referentes a duas pesquisas desenvolvidas na região, destinadas ao diagnóstico estrutural e coleta de amostras dos perfis de solo em taludes de corte nas rodovias que ligam as cidades de Carmo, Sumidouro e Teresópolis (RJ) (Setor 1), e análise ambiental dos taludes naturais de 11 bairros de Teresópolis (Setor 2), de forma a apresentar um diagnóstico dessas áreas para apresentar ao Ministério Público local para tomada de decisão, bem como fornecer subsídios técnicos para as audiências públicas relacionadas ao impacto ambiental advindo do movimento de massa dos taludes naturais e construídos que compõem o relevo dos municípios investigados. Por meio da técnica de diagnose empregada, foi possível determinar as características geológicas e do solo quanto à sua estrutura e pouca profundidade que favorecem a susceptibilidade dessas vertentes da área de estudo e ao deslocamento de material, quando em período chuvoso. Além disso, tais áreas encontram-se com adensamento urbano, seja este precário ou não, potencializando o movimento de massa natural dessas encostas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.