Estudo da avaliação de impacto ambiental como instrumento analítico nas práticas de perícia judicial ambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0059Palavras-chave:
Ação judicial, Análise, Impacto ambiental, PeríciaResumo
O presente estudo objetiva o emprego de metodologia de análise dos impactos ambientais em cenário de práticas de uso e manejo do rio Paraibuna, onde se localizam dois aproveitamentos hidrelétricos denominados Pequenas Centrais Hidrelétrica (PCH) Monte Serrat e Bonfante e uma área licenciada para extração de areia do leito do referido rio. O estudo auxiliou as investigações forenses sobre os impactos ambientais ocasionados pelos aproveitamentos hidrelétricos, após 12 anos de construção e operação, sobre a poligonal de extração de areia. Para tanto, utilizou-se da literatura especializada e levantamento de dados em campo, a partir das vistorias que percorreram o entorno das áreas das PCH e a poligonal licenciada de extração de areia, coletando subsídios para melhor tecer as observações qualificadas dos impactos ambientais incidentes. Para a caracterização do diagnóstico ambiental utilizou-se de métodos e ferramentas de análise em AIA, adotando-se o denominado “checklist”, ou da listagem de controle associado ao “ad hoc”, que consistiu na identificação dos principais impactos ambientais que incidem sobre o trecho estudado. A análise e a classificação dos impactos ambientais integrados listados foram seguidas de uma valoração qualitativa e interpretativa desses impactos. Observou-se que, o emprego da AIA do estudo dos impactos ambientais representa um instrumento técnico de análise eficiente e eficaz no levantamento das evidências de impacto ambiental causado pelas atividades das PCH Monte Serrat e Bonfante no recurso hídrico, quanto à diminuição de carreamento de sedimentos a jusante desses que impactaram as atividades econômicas da Empresa estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.