Conflicts of land use in areas of permanent preservation in accordance with the new forest code

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0024

Keywords:

River basin, APPs, System of geographical information

Abstract

Permanent Preservation Areas (APPs) play a key role in protecting natural resources and biodiversity. The monitoring of the Apps represents a great challenge under the technical and economic aspect, and one of the instruments that has been used to monitor these areas is the use of geotechnologies. With this, the work aims to delimit the APP in the Arroio Grande (RS) river basin and identify conflicts of use and occupation in disagreement with the legislation, through the software Arcgis 10.3. For this, we used the methodology of delimitation of the river basin for morphometric characterization, later, we performed the classification of images of the satellite LANDSAT 8 (OLI) in environment of Geographic Information System (GIS). Through the results obtained, the drainage area of the basin presented 966.24 km² and seven classes of land use and occupation were identified. The study revealed that of 36.90 Km² of APP found, 22.54 Km² correspond to areas that are in accordance with the legislation, but 14.36 Km² had disagreement, that is, presence of conflicts of land use. These conflicts require attention in relation to monitoring and surveillance, because in some points they are identified as agriculture present very close to the watercourses, with this often result in negative impacts, as in the silting of the riverbanks and road of the soil with agricultural defensives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandra Martins Bressan, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Hídrica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou como integrante do Grupo de Pesquisa NEPE HidroSedi - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Hidrometria e Sedimentologia para o Manejo de Bacias Hidrográficas/CNPq (UFPel). Durante o mandato da Gestão Integrando (2017-2018) do Diretório Acadêmico da Engenharia Hídrica desenvolveu atividades como coordenadora de cultura. Realizou atividades em projetos de ensino, pesquisa e extensão como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), no período de 2020- 2022, onde exerceu atividades em projetos de ações e metas de estudos na caracterização geral da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo. Atualmente é mestranda no Programa do Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel. 

Lukas dos Santos Boeira, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Hídrico pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (Engenharia e Manejo de Irrigação) pela Universidade Federal de Lavras (2018). Integrante dos Grupos de Pesquisa NEPE HidroSedi - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Hidrometria e Sedimentologia para o Manejo de Bacias Hidrográficas/CNPq (UFPel) e Engenharia de água e solo/CNPq (UFLA). Atualmente Bolsista de Desenvolvimento Institucional - nível doutorando, no intuito de coordenar atividades para o projeto "Ações e Metas De Estudos, Inventário E Diagnóstico Do Distrito De Irrigação Do Chasqueiro (Dic), Localizado Em Arroio Grande/RS". Desenvolveu atividade de bolsista no Programa de Educação Tutoria (PET) Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e atuou como Monitor de Mecânica dos Fluídos para o curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel. Realizou atividades como bolsista no Laboratório de Análise de Água e Efluentes da Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM),onde realizou análises físicas, químicas e microbiológicas de águas superficiais e subterrâneas e análise e monitoramento de efluentes. Estagiou no Laboratório de Irrigação Hidráulica do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. 

Lúcio de Araújo Neves, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui formação técnica em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e graduação em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista CNPq, entre os anos de 2010 a 2011, integrando o projeto de extensão em Apoio à implantação da mecanização agrícola nas unidades familiares de produção. É mestre em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), período em que foi bolsista CAPES. Atuou na área técnica da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) sendo responsável, em todo o estado do Rio Grande do Sul, pelos Licenciamentos Ambientais e pela Fiscalização e Supervisão Ambiental em obras de Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário. Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça. Tem experiência na área de Agricultura, Pecuária, Máquinas e Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem e Topografia. 

Viviane Santos Silva Terra, Universidade Federal de Pelotas

É Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de Pelotas - ETFPel (1996), Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelota s- UFPel (2006). Tem Especialização em Gestores Regionais de Recursos Hídricos (Latu-senso) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2007). Possui Mestrado em Ciências (bolsista CNPq) e Doutorado em Agronomia (bolsista CAPES) pelo programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Foi bolsista de Pós-Doutorado (CAPES), pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Pelotas, trabalhando na área de hidrometria e sedimentologia aplicada a bacias hidrográficas rurais. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Graduação em Engenharia Hídrica, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, ministrando as disciplinas de Direito Ambiental e dos Recursos Hídricos, Economia dos Recursos Hídricos e Gestão de Sistemas Hídricos, Climatologia, Administração e Empreendedorismo, Ergonomia e Segurança do Trabalho, e Reuso da Água. Possui experiência em Gestão de Sistemas Hídricos, Climatologia, Ralação-Solo-Água-Planta e Geoestatística. 

Published

2021-10-20