Velocidades e direções predominantes dos ventos associadas a períodos secos e chuvosos em uma bacia litorânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0010

Palavras-chave:

Caracterização dos ventos, Energia eólica, Escala Anemométrica Internacional de Beaufort, Sazonalidade dos ventos, Desastres eólicos

Resumo

A análise da velocidade e direção dos ventos durante os períodos secos e chuvosos constitui-se como uma poderosa ferramenta em projetos agronômicos, monitoramento e gestão de bacias hidrográficas, geração de energia eólica, entre outros. O objetivo do presente estudo foi analisar as velocidades e direções predominantes dos ventos durante os períodos secos e chuvosos na Bacia Hidrográfica Litorânea do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia baseou-se em artigos científicos sobre a variável climatológica vento, em recomendações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEHGO). Os dados climatológicos utilizados foram cedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referente aos municípios pertencentes a Bacia Hidrográfica Litorânea - RS. Os resultados mostram que a bacia apresenta um comportamento predominantemente seco, com período chuvoso apenas nos meses de janeiro e fevereiro, e com direção do vento incidente predominantemente nordeste (NE). Em relação as velocidades, estas variaram entre 0,9 m.s-1 a 6,1 m.s-1, sendo que as velocidades máximas registradas em alguns municípios se caracterizaram como princípio de tornado (valores acima de 17 m.s-1). As velocidades médias já não possuem grande poder de destruição, ao contrário das máximas registradas conforme a escala de desastres eólicos – Escala Anemométrica Internacional de Beaufort. De forma geral, conclui-se que a Bacia Hidrográfica Litorânea se comporta de maneira bastante uniforme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michaela Bárbara Neto, Universidade de São Paulo

Engenheira Hídrica formada pela UFPEL (turma 2017-1), atualmente mestranda em Engenharia de Sistemas Agrícolas pela USP/ESALQ, onde desenvolve pesquisas na área de análises de imagens e espectrorradiometria com uso de sensores hiperespectrais. Anteriormente atuou como Júnior na empresa Horus Aeronaves, auxiliando no desenvolvimento de projetos de agricultura de precisão através do uso de VANTs asa fixa (2017-2018). E como estagiária na empresa Reference Agronegócios, atuou desenvolvendo projetos ambientais com o uso de VANTs asa fixa no meio rural (2016-2017). Atuou também como Environmental Intern no Water Institute -University of South Florida, onde realizou processamento de dados em ambiente GIS e medições batimétricas em cidades do estado da Florida (2015)

Lukas dos Santos Boeira, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando no Programa de Pós Graduação em Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Hídrico pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Mestre em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (Engenharia e Manejo de Irrigação) pela Universidade Federal de Lavras (2018). Integrante dos Grupos de Pesquisa NEPE HidroSedi - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Hidrometria e Sedimentologia para o Manejo de Bacias Hidrográficas/CNPq (UFPel) e Engenharia de água e solo/CNPq (UFLA). Atualmente Bolsista de Desenvolvimento Institucional - nível doutorando, no intuito de coordenar atividades para o projeto "Ações e Metas De Estudos, Inventário E Diagnóstico Do Distrito De Irrigação Do Chasqueiro (Dic), Localizado Em Arroio Grande/RS". Desenvolveu atividade de bolsista no Programa de Educação Tutoria (PET) Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas e atuou como Monitor de Mecânica dos Fluídos para o curso de graduação em Engenharia Hídrica da UFPel. Realizou atividades como bolsista no Laboratório de Análise de Água e Efluentes da Agência para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM),onde realizou análises físicas, químicas e microbiológicas de águas superficiais e subterrâneas e análise e monitoramento de efluentes. Estagiou no Laboratório de Irrigação Hidráulica do curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas. 

Lúcio de Araújo Neves, Instituto Federal Sul Rio Grandense

Possui formação técnica em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) e graduação em Engenharia Agrícola, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Foi bolsista CNPq, entre os anos de 2010 a 2011, integrando o projeto de extensão em Apoio à implantação da mecanização agrícola nas unidades familiares de produção. É mestre em Agronomia, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), período em que foi bolsista CAPES. Atuou na área técnica da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN) sendo responsável, em todo o estado do Rio Grande do Sul, pelos Licenciamentos Ambientais e pela Fiscalização e Supervisão Ambiental em obras de Sistemas de Abastecimento de Água e Sistemas de Esgotamento Sanitário. Atualmente é professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas - Visconde da Graça. Tem experiência na área de Agricultura, Pecuária, Máquinas e Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem e Topografia.`

Viviane Santos Silva Terra, Universidade Federal de Pelotas

É Técnica em Edificações pela Escola Técnica Federal de Pelotas - ETFPel (1996), Graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelota s- UFPel (2006). Tem Especialização em Gestores Regionais de Recursos Hídricos (Latu-senso) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2007). Possui Mestrado em Ciências (bolsista CNPq) e Doutorado em Agronomia (bolsista CAPES) pelo programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Foi bolsista de Pós-Doutorado (CAPES), pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, pela Universidade Federal de Pelotas, trabalhando na área de hidrometria e sedimentologia aplicada a bacias hidrográficas rurais. Atualmente é Professora Adjunta do curso de Graduação em Engenharia Hídrica, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, ministrando as disciplinas de Direito Ambiental e dos Recursos Hídricos, Economia dos Recursos Hídricos e Gestão de Sistemas Hídricos, Climatologia, Administração e Empreendedorismo, Ergonomia e Segurança do Trabalho, e Reuso da Água. Possui experiência em Gestão de Sistemas Hídricos, Climatologia, Ralação-Solo-Água-Planta e Geoestatística. 

Downloads

Publicado

2021-12-18

Edição

Seção

Meteorologia, Climatologia e Mudanças Climáticas