Velocidades e direções predominantes dos ventos associadas a períodos secos e chuvosos em uma bacia litorânea
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0010Palavras-chave:
Caracterização dos ventos, Energia eólica, Escala Anemométrica Internacional de Beaufort, Sazonalidade dos ventos, Desastres eólicosResumo
A análise da velocidade e direção dos ventos durante os períodos secos e chuvosos constitui-se como uma poderosa ferramenta em projetos agronômicos, monitoramento e gestão de bacias hidrográficas, geração de energia eólica, entre outros. O objetivo do presente estudo foi analisar as velocidades e direções predominantes dos ventos durante os períodos secos e chuvosos na Bacia Hidrográfica Litorânea do Rio Grande do Sul (RS). A metodologia baseou-se em artigos científicos sobre a variável climatológica vento, em recomendações da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (SIMEHGO). Os dados climatológicos utilizados foram cedidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), referente aos municípios pertencentes a Bacia Hidrográfica Litorânea - RS. Os resultados mostram que a bacia apresenta um comportamento predominantemente seco, com período chuvoso apenas nos meses de janeiro e fevereiro, e com direção do vento incidente predominantemente nordeste (NE). Em relação as velocidades, estas variaram entre 0,9 m.s-1 a 6,1 m.s-1, sendo que as velocidades máximas registradas em alguns municípios se caracterizaram como princípio de tornado (valores acima de 17 m.s-1). As velocidades médias já não possuem grande poder de destruição, ao contrário das máximas registradas conforme a escala de desastres eólicos – Escala Anemométrica Internacional de Beaufort. De forma geral, conclui-se que a Bacia Hidrográfica Litorânea se comporta de maneira bastante uniforme.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.