Aplicação de resíduos da agroindústria e agropecuária na cultura de Raphanus sativus L.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.002.0046

Palavras-chave:

Adubação orgânica, Agricultura Sustentável, Cama de frango, Rabanete, Stevia rebaudiana

Resumo

Os resíduos gerados pela agroindústria e agropecuária podem poluir o ambiente quando descartados de maneira incorreta. A reutilização destes resíduos é uma alternativa sustentável possibilitando um equilibro ambiental, econômico e social para o planeta. Este trabalho visou avaliar as diferentes doses de cama de frango e resíduos de Stevia rebaudiana (Bert.) Bertoni na cultura de Raphanus sativus L. (rabanete). Realizou-se um experimento em vasos com delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos, contendo compostos orgânicos que foram: (T1) latossolo vermelho, (T2) 100% do resíduo de S. rebaudiana, (T3) 100% de cama de frango, (T4) 75% do resíduo de S. rebaudiana e 25 % de cama de frango, (T5) 50% do resíduo de S. rebaudiana e 50% de cama de frango e (T6) 25% do resíduo de S.  rebaudiana e 75% de cama de frango, com 10 repetições cada tratamento. A avaliação foi realizada 25 dias após o plantio das mudas de rabanete. As variáveis avaliadas foram os parâmetros biométricos como altura da planta, comprimento da raiz, número de folhas, área foliar e peso da matéria seca. A análise química do resíduo de S. rebaudiana apresentou uma quantidade considerável de potássio, indicando a presença de um nutriente importante para a cultura do rabanete. Os rabanetes cultivados com 100% do resíduo de S. rebaudiana (T2), apresentaram um crescimento e desenvolvimento da parte aérea e das raízes maiores em relação aos outros tratamentos. Já as plantas que foram cultivadas em concentrações maiores de 50% de cama de frango morreram no início do desenvolvimento. A utilização deste resíduo agroindustrial S. rebaudiana, sugeriu benefícios à cultura do rabanete e, também, como uma forma correta de destinação deste composto no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Fernanda Sperandio, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2019). Atualmente Mestranda do Programa em Tecnologias Limpas. Pós graduação em agricultura de precisão.

Luiz Henrique dos Reis Bocaleti, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Atualmente Mestrando do Programa em Tecnologias Limpas, área de Agricultura e Agropecuária Sustentável, é assessor da secretaria de agricultura da Prefeitura Municipal de Paiçandu e Cedido para o escritório da EMATER do Município de Paiçandu ? PR. Realizando o trabalho administrativo e os trabalhos a campo. Tem experiência na área de Agronomia, principalmente no cultivo de soja, milho, hortifruti e sorgo vassoura. Trabalha com agricultores familiares afim de desenvolver uma agricultura produtiva e sustentável. Tem experiência com turismos rural, cooperativismo e agroindústria. Trabalha em parceria com Universidades e órgãos de pesquisa a fim de gerar dados para obter avanços na Agricultura. 

Francielli Gasparotto, Centro Universitário de Maringá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Professora Adjunta do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), atuando como professora permanente do curso de Mestrado em Tecnologias Limpas e nos cursos de graduação em Agronomia e Tecnologia em Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Microbiologia do Solo e Produção Agrícola Sustentável. 

Edneia Aparecida de Souza Paccola, Centro Universitário de Maringá

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino - Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Mestrado e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, atuou principalmente nos seguintes temas: Colletotrichum sublineolum (antracnose), Lentinula edodes (shiitake), fungos micorrízicos (FMA), microscopia eletrônica de varredura e transmissão e recombinação genética. Atualmente é membro do corpo docente, colegiado e NDE do curso de Agronomia da Universidade Cesumar (Campi Maringá/PR). E membro do corpo docente permanente e do colegiado do Mestrado em Tecnologias Limpas ? Sustentabilidade Ambiental da Universidade Cesumar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do grupo de pesquisa em Ecoeficiência Urbana. Trabalha em projetos que envolvem a Ecoeficiência Urbana como práticas de compostagem de resíduos orgânicos e a educação socioambiental para a população, uso de resíduos orgânicos para produção agrícola, estudo sócio ambiental com materiais recicláveis e com a ecoeficiência de recursos hídricos.

Downloads

Publicado

2021-01-13

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>