Aplicação da cama de curral e cama de frango no cultivo da alface

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.011.0001

Palavras-chave:

Compostagem, Olerícolas, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade

Resumo

O fertilizante orgânico utilizado na produção de vegetais, aumenta a fertilidade, a biodiversidade do solo e a produção das culturas, sendo um excelente insumo para utilização na agricultura, contribuindo para a sustentabilidade e conservação do solo e da água. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o desenvolvimento da Lactuca sativa com adubação de cama de curral e cama de frango, durante 55 dias. Após a colheita as plantas foram levadas para laboratório, onde foi avaliado o comprimento da raiz, comprimento do caule, número de folha, diâmetro do caule, diâmetro da planta, massa seca da raiz e folhas e massa fresca da raiz e folhas. A pesquisa foi utilizada no sistema de delineamento experimental em blocos casualizados, com 7 tratamentos, sendo dois tipos de compostos orgânicos: (T1- terra vegetal; T2 – terra vegetal + 50 gr/planta de cama de frango; T3 – terra vegetal + 100 gr/planta de cama de frango; T4 – terra vegetal + 150 gr/planta de cama de frango; T5 – terra vegetal + 50 gr/planta de cama de curral; T6 – terra vegetal + 100 gr/planta de cama de frango; T7 – terra vegetal + 150 gr/planta de cama de frango). Os tratamentos com doses de 150 gr/planta apresentaram melhores resultados em relação a testemunha, em contrapartida aplicações alta de cama de frango apresentaram baixo desenvolvimento radicular, mas houve o desenvolvimento da região foliar. A aplicação de cama de curral pode ser uma alternativa viável para os agricultores utilizarem na produção de hortaliças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isadora Fernanda Sperandio, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui graduação em Agronomia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2019). Atualmente Mestranda do Programa em Tecnologias Limpas. Pós graduação em agricultura de precisão

Francielli Gasparotto, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Professora Adjunta do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), atuando como professora permanente do curso de Mestrado em Tecnologias Limpas e nos cursos de graduação em Agronomia e Tecnologia em Agronegócios. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, Microbiologia do Solo e Produção Agrícola Sustentável.

Edison Schmidt Filho, Centro de Ensino Superior de Maringá

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é coordenador e professor do curso de Agronomia, atua como membro docente no curso de Mestrado em Tecnologias Limpas (PPGTL), do Centro Universitário de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: consultoria educacional, avaliação de reconhecimento de cursos de graduação, conservação do solo, poluição do solo, meio ambiente, planejamento agrícola, readequação de estradas rurais e sistemas de monitoramento e tratamento de dados de emissão de material particulado na atmosfera.

Edneia Aparecida de Souza Paccola, Centro de Ensino Superior de Maringá

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino - Universidade Norte do Paraná, UNOPAR. Mestrado e doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, atuou principalmente nos seguintes temas: Colletotrichum sublineolum (antracnose), Lentinula edodes (shiitake), fungos micorrízicos (FMA), microscopia eletrônica de varredura e transmissão e recombinação genética. Atualmente é membro do corpo docente, colegiado e NDE do curso de Agronomia da Universidade Cesumar (Campi Maringá/PR). E membro do corpo docente permanente e do colegiado do Mestrado em Tecnologias Limpas ? Sustentabilidade Ambiental da Universidade Cesumar, além de ser bolsista Produtividade do ICETI - Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação. Líder do grupo de pesquisa em Ecoeficiência Urbana. Trabalha em projetos que envolvem a Ecoeficiência Urbana como práticas de compostagem de resíduos orgânicos e a educação socioambiental para a população, uso de resíduos orgânicos para produção agrícola, estudo sócio ambiental com materiais recicláveis e com a ecoeficiência de recursos hídricos. 

Downloads

Publicado

2021-12-18

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>