Análise de correlação entre as regiões administrativas de Natal (RN) baseada em indicadores de vulnerabilidade socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.002.0040Palavras-chave:
Vulnerabilidade Socioambiental, Indicadores, Correlação LinearResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as correlações lineares existentes entre as regiões administrativas de Natal (RN) com base nos índices de vulnerabilidade socioambiental de seus bairros. O alcance do objetivo permitirá identificar quais regiões administrativas são mais vulneráveis sob a perspectiva do conjunto de indicadores, além de identificar as similaridades e diferenças existentes entre elas. Em termos metodológicos este artigo se caracteriza como exploratório e descritivo, realizado por meio das técnicas de pesquisa documental para levantar dados e informações necessárias da cidade, bem como os dados referentes aos indicadores de vulnerabilidade socioambiental escolhidos para a análise dos bairros e regiões de Natal. Os resultados apontam que a região Norte foi a região que apresentou um nível de vulnerabilidade classificado como ‘Alto’. Essa também é a região mais pobre de Natal e, por conseguinte, a que apresenta os problemas mais latentes nas questões referentes aos temas analisados, sobretudo, Saúde, Trabalho e renda, Infraestrutura Urbana, Educação e cultura. Tal fato o coloca em um nível de correlação linear fraca e de disparidade frente as regiões mais abastadas da cidade: região Leste e região Sul.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.