Gestão de resíduos sólidos descartados no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0014Palavras-chave:
Resíduos, Diagnóstico, Meio AmbienteResumo
A implementação de um plano de gestão de resíduos sólidos é um procedimento que deve envolver, compromisso com a direção da instituição, conscientização, capacitação e motivação de todo o pessoal envolvido com o manejo dos resíduos. Apresentar propostas para harmonização do plano de gestão dos principais resíduos sólidos descartados no Fórum Rodolfo Aureliano é o objetivo geral deste estudo. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, feita para adquirir conhecimento e verificar a situação atual dos resíduos sólidos no local e apresentar propostas de melhoria, procurando contribuir com o gerenciamento dos resíduos, conforme o Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça de Pernambuco e o Conselho Nacional de Justiça. A investigação foi iniciada com observação direta e continuada da rotina administrativa do local, o que inclui a maneira como são gerenciados os resíduos gerados dentro da unidade ou em decorrência de suas atividades que precede e permanece durante e após o processo de elaboração deste estudo, assim houve um levantamento de dados primários por meio de entrevistas com gestores e operadores dos resíduos, identificação das fontes de geração, caracterização e gravimetria, que proporcionou conhecer as condições operacionais, gerenciais, estruturais e humanas, cujo resultado demonstrou que os atuais índices de aproveitamento dos resíduos sólidos recicláveis encontrados são destinados de forma correta ao centro de triagem da cooperativa Coopagre, contudo em relação aos orgânicos, verificou-se que estão sendo manejados de maneira ambientalmente inadequada, onde é desperdiçado de forma desnecessária e encaminhados como rejeitos ao aterro sanitário. Para que a gestão dos resíduos sólidos descartados seja bem-sucedida, com o fluxo de manejo correto e disposto de maneira ambientalmente adequada, é fundamental que, após o diagnóstico, as ações previstas sejam realizadas. Além dessas ações, foi usado para subsidiar este estudo como importantes instrumentos de gestão ambiental, a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e Acordos Internacionais, sendo importante na busca de soluções para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse sentido, vale ressaltar a importância que este tema surge como uma alternativa para minimizar os efeitos nocivos que resíduos sólidos causam ao meio ambiente e a saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.