Efeito do sistema plantio direto na resistência mecânica do solo a penetração
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.004.0005%20Palavras-chave:
Produtividade, Fitomassa, CompactaçãoResumo
A necessidade de aprimoramento no meio rural é cada vez mais necessária, visando uma maior produtividade num curto período. Dessa forma, o Sistema de Plantio Direto (SPD) apresentou-se como resposta a problemática do aumento de produtividade sem aumento de área ou tempo de produção, diminuindo o impacto direto de ações externas no solo. O estudo foi executado em um Latossolo vermelho Distrófico Argissólico, onde o objetivo foi analisar a resposta da Resistencia Mecânica do Solo a Penetração (RMSP) na implementação do SPD em uma área cultivada com milho. As camadas estudadas foram de 0-10, 10-20, 20-30 e 30-40 cm, com os dados da RMSP coletados através de um penetrografo. A fitomassa anterior foi manejada com um triturador de palhadas e em cima dessa cobertura implementada o cultivo do milho irrigado. A pesquisa foi desenvolvida na região Oeste Potiguar, área de clima semiárido. No desenvolvimento do trabalho analisou-se a RMSP em pontos georreferenciados, nestes foram coletadas amostras para quantificar a umidade, identificando se o teor de água interferiu na propriedade física estudada. O programa Sisvar foi utilizado para realizar as análises estatísticas, através da variância pelo teste F. As variáveis (RMSP e umidade) foram analisadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Após dois ciclos da cultura do milho constatou-se uma redução na RMSP em todas as camadas e, mesmo havendo diferença significativa no teor de água no solo com relação aos dois ciclos, foi possível constatar que não interferiu na RMSP.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.