Viabilidade agroeconômica do cultivo de híbridos tomateiro de hábito determinado no período de safra e entressafra na região central Matogrossense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0008Palavras-chave:
Cultivo protegido, Mulching, Solanum lycopersicum, Tomate italiano, Análise agronômica, Análise econômicaResumo
O tomateiro é uma cultura de risco econômico elevado e de alto custo de implantação, diferentes estratégias têm sido desenvolvidas para viabilizar o cultivo em regiões tropicais. O cultivo do tomateiro em regiões com alta precipitação tem viabilidade agronômica somente em cultivo protegido, no entanto, no período de seca, pode ser realizado a campo aberto. A pesquisa tem como objetivo realizar uma análise da viabilidade produtiva e econômica do cultivo de híbridos de tomateiro determinado no período de safra e entressafra em Nova Mutum-MT. Foram avaliados os híbridos Fascínio, Vedette e Mariana na safra e entressafra da cultura. No período de entressafra os tomates foram cultivados tutorados sob cultivo protegido “tipo arco” e no período de safra foram cultivados a campo aberto no sistema rasteiro sobre canteiros cobertos com “mulching” plástico. O delineamento experimental adotado foi de parcela subdividida, arranjado em blocos ao acaso e com quatro repetições. A híbrido Fascínio apresentou a maior produção (69 t ha-1) e os tomateiros cultivados na safra e entressafra não apresentaram diferença na produção, porém, quanto ao número de frutos por plantas, houve maior número de frutos nas plantas cultivadas na safra, em campo aberto (55,91 frutos por planta), isso ocorreu devido ao período de safra haver maior pegamento de frutos devido às condições climáticas favoráveis, porém essa diferença não foi representada por frutos menores. Na análise econômica, na safra, o tomateiro cultivado rasteiro sobre cobertura de solo “mulching” apresentou maior viabilidade econômica devido ao baixo custo do sistema, com índice de lucratividade de 59,19%, já na entressafra sob cultivo protegido esse índice foi de 49,15%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.