Controle cultural de nematoides em alface, utilizando cobertura de solo e consórcio com cravo-de-defunto
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0006Palavras-chave:
Meloidogyne sp, Lactuca sativa L, Tagetes patula L, Consórcio, NematoidesResumo
A ocorrência de nematoides em áreas de cultivo de alface tem se tornado um problema, uma vez que estes fitopatógenos provocam danos às raízes levando a perdas na produtividade. O uso de extratos vegetais e plantas antagonistas têm sido testados no intuito de reduzir a população de nematoides em áreas de cultivo. Desta forma, objetivou-se avaliar o efeito do uso de cravo-de-defunto no controle de nematoides em duas cultivares de alface. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x4 sendo duas cultivares (Lucy Brow e Amanda) e quatro arranjos de cultivos: alface em monocultivo, consórcio em linha central, consórcio em linhas alternadas e cobertura morta de cravo. Os parâmetros agronômicos avaliados foram: produtividade total, produtividade comercial, número de folhas, altura e diâmetro de planta, comprimento do caule e massa seca. Quanto a quantificação da população de nematoides foram realizadas extrações em solo e raízes a 20 cm de profundidade. As cultivares de alface Amanda e Lucy Brown apresentaram desempenho agronômico semelhante, porém a cultivar Amanda apresentou menor suscetibilidade a nematoides. A cobertura morta de cravo de defunto proporcionou menor população de nematoides tanto no solo como na raiz. Além disso, o uso de cobertura morta apresentou melhor produtividade nas cultivares analisadas, isso devido ao maior aproveitamento da luz, água e nutrientes ao comparar os cultivos com cravo em linha central e consorciada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.