Produção e qualidade de melão amarelo submetido a diferentes sistemas de plantio
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0007Palavras-chave:
Cucumis melo L, Plantio direto, Cobertura de solo, Horticultura tropicalResumo
A produção de meloeiro em Mato Grosso é inexpressiva, mas características climáticas favorecem o desempenho produtivo da cultura. Além disso, o cultivo no estado é janela de produção com a entressafra do nordeste, possibilitando aos agricultores a inserção de produtos de qualidade no mercado nacional. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a produção e qualidade de híbridos de meloeiro amarelo submetidos a diferentes tipos de cobertura vegetal e sistemas de plantio em Cáceres- MT. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 5 com quatro repetições, sendo avaliados dois híbridos de meloeiro amarelo (Primax® e Gold Mine®) e cinco sistemas de cultivo (convencional, plantio direto sobre cobertura viva de amendoim forrageiro e plantio direto sobre cobertura morta de capim-sudão, milheto e brachiária). Foram avaliadas a biomassa das espécies utilizadas para cobertura de solo e no meloeiro a produtividade, número de frutos por planta, produção por planta, massa fresca do fruto, comprimento, diâmetro equatorial e espessura da polpa, além do teor de sólidos solúveis totais dos frutos. A maior produção de biomassa seca das espécies de cobertura foi obtida pelo capim-sudão, milheto e brachiária, com 83, 81 e 70% quando comparado ao amendoim-forrageiro. Em relação aos sistemas de plantio recomenda-se o plantio sobre palhada de brachiária, capim-sudão e milheto, por proporcionar maior produtividade e qualidade dos frutos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.