Sanidade de diferentes cultivares de sementes de milho
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0020Palavras-chave:
Tratamento de sementes, Blotter test, Patógenos, Zea maysResumo
O milho (Zea mays L.) é um dos cereais de maior importância econômica no mundo, sendo um componente significativo da alimentação humana e animal. Durante o cultivo e armazenamento as sementes podem ser afetadas por uma diversidade de fungos e bactérias, a incidência destes patógenos em sementes de milho podem introduzir patógenos em áreas livres, ocasionar queda na germinação e vigor das plântulasconsequentemente causando perdas qualitativas e quantitativas. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a presença de patógenos nas sementes de diferentes cultivares de milho. O experimento foi realizado com amostras de lotes sementes, utilizando um total de dez cultivares de milho, com seis repetições para cada cultivar, sendo elas: Morgan MG652PWY, Morgan MG669PWY, DKB 390 Pro2PA, SSA82EVIP, KWS K9822 VIP3, KWS Rb9110 PRO 2, Syngenta 522, Syngenta Viptera fórmula, Sempre 20A20 Top 2, Sempre 20A44 VIP 3. As sementes foram plaqueadas no método Blotter test, mantidos em congelador (-20 ºC) por 48 horas para inibição de germinação, em seguida dispostos em uma bancada em temperatura ambiente, mantendo sempre as sementes úmidas, por um período de 10 a 14 dias. As sementes foram examinadas individualmente com auxílio de um estereomicroscópio com resolução de 30-80X, para verificar ocorrência de frutificações típicas do crescimento de fungos. De acordo com os resultados encontrados, foi possível constatar a presença de três fungos: Aspergillus sp, Fusarium sp e Penicillium sp e bactérias. Dentre os fungos, o Penicillium sp foi o que teve maior ocorrência, uma vez que se manifestou em quase todas as cultivares analisadas, exceto nas cultivares Syngenta 522 e Syngenta Viptera fórmula sendo que o maior índice foi na cultivar KWS K9822 VIP3.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.