Cinética da secagem em camada de espuma da pitaia rosa de polpa vermelha
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0022Palavras-chave:
Tecnologia, Desidratação, Conservação, Modelagem matemáticaResumo
A pitaia, também conhecida como fruta-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México. No Brasil, o cultivo da pitaia começou na década de 90, com a produção concentrada no estado de São Paulo. Atualmente está sendo cultivada em várias regiões do país. No estado de Mato Grosso, a pitaia se tornou fonte de renda para a agricultura familiar. A pitaia-rosa de polpa vermelha apresenta grande potencial para ser explorada economicamente, em virtude do aumento do consumo desse fruto em todo o mundo. Portanto, o presente estudo objetivou-se a avaliar a cinética de secagem em camada de espuma da polpa de diferentes frações da pitaia de casca rosa e polpa vermelha, avaliando a influência da temperatura no tempo de secagem. A cinética de secagem foi realizada em estufa com circulação forçada de ar, nas temperaturas de 60, 70 e 80°C. Verificou-se que o aumento da temperatura proporcionou o equilíbrio cinético em tempos menores, ou seja, na temperatura de 80oC. Os dados das cinéticas de secagem foram submetidos a modelagem matemática utilizando os modelos de Henderson e Pabis, Midilli e Kucuk e Page, onde o modelo que apresentou melhor ajuste aos dados experimentais foi o de Henderson e Pabis, pois apresentou maior coeficiente de determinação e menor erro médio relativo e menor quantidade de parâmetros.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.