Viabilidade do uso de estacas e ácido indolbutírico na propagação de murici (byrsonima cydoniifolia a. juss.)
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.012.0013Palavras-chave:
Estaquia, Propagação vegetativa, Fitormônio enraizadorResumo
O murici é uma das muitas espécies encontradas no Cerrado que possui potencial econômico e é utilizada na alimentação humana na forma in natura ou processada. A grande dificuldade de se utilizar essas frutíferas está justamente nos métodos de propagação. Objetivou-se avaliar a viabilidade do uso da propagação de murici através de dois tipos de estacas e quatro concentrações de ácido indolbutírico. O experimento foi conduzido em estufa e teve a duração de 40 dias. O esquema fatorial utilizado foi 4x2 com quatro repetições. Utilizou-se dois tipos de estacas: basais e apicais e quatro concentrações de ácido indolbutírico sendo elas: 0, 2000, 3000 e 4000 ppm. Foi observado que as estacas basais são as mais indicadas para a propagação do murici via estaquia. As concentrações de ácido indolbutírico de 2000, 3000 e 4000 ppm estimularam a formação de calos na espécie. E a concentração 2000 ppm AIB é a mais indicada para o enraizamento da espécie.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.