O diagnóstico organizacional em agroindústrias familiares: um estudo em uma agrodindústria familiar rural
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0006Palavras-chave:
Diagnóstico Organizacional, Agroindústria Familiar, Marketing, Produção, Gestão de PessoasResumo
Este estudo objetivou diagnosticar e analisar a dinâmica organizacional que se estabelece na interface das áreas funcionais de planejamento organizacional, marketing, produção e operações, gestão de pessoas e de finanças sob o impacto das variáveis do meio social e das dimensões indivíduo-grupo-sistema organizacional, além de descrever as interfaces, potencialidades e fragilidades que se estabelecem. Nesse contexto, procurou-se apresentar, em um âmbito mais completo e aprofundado, o diagnóstico organizacional da Agroindústria Sete Sabores, uma agroindústria familiar rural localizada no interior da cidade de Ijuí (RS), que atua no ramo de produção de produtos na linha de panificados e confeitaria. A coleta de dados se baseou em: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e entrevista semiestruturada. Por fim, a análise e interpretação dos dados foi realizada com o auxílio do Software NVivo por meio da técnica de análise de conteúdo. Deste modo, a averiguação do diagnóstico organizacional proporcionou a organização uma apreciação crítica dos procedimentos utilizados pela gestão naquele determinado momento, além de descrever as variáveis que influenciam o negócio. É uma forma proativa de prevenção de problemas, correção de processos e implementação ou emprego de oportunidades. A interrelação existente entre as áreas funcionais é intangível e intrínseca a rotina organizacional, sendo que seu conhecimento e compreensão são vitais para o sucesso de uma organização.
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