Gestão estratégica e alinhamento organizacional: estudo de caso em instituições filantrópicas de saúde do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2019.004.0004

Palavras-chave:

Gestão Estratégica, Alinhamento Organizacional, Balanced Scorecard, Hospitais Filantrópicos

Resumo

A gestão estratégica e o alinhamento organizacional são fundamentais para as organizações que trabalham em Rede. O campo da estratégia é vasto e pressupõe as organizações em constante evolução e adaptação. Já o alinhamento para Mintzberg et al. (2006) é um ajuste necessário que deveria ocorrer entre ambiente, estratégia e recursos. O Balanced Scorecard (BSC) para Kaplan e Norton (2004, 2006) é uma ferramenta cada vez mais utilizada para medir o desempenho das organizações e conduz ao alinhamento entre a estratégia corporativa e as estratégias das unidades de apoio. O propósito deste trabalho é apresentar um estudo de caso sobre a gestão estratégica e alinhamento organizacional em instituições filantrópicas de saúde. Tem como objetivo analisar a estrutura de gestão estratégica da Associação Alpha e seu alinhamento junto às unidades operacionais hospitalares, com base na metodologia do Balanced Scorecard (BSC), identificando as potencialidades e fragilidades do sistema de gestão e, ao final, propor um novo modelo de gestão estratégica com vistas a uma efetiva gestão por resultados. O caminho metodológico percorrido pelo pesquisador quanto à natureza, classifica-se como pesquisa aplicada, quanto à abordagem, como qualitativa, quanto aos objetivos, como descritiva e exploratória; e quanto aos procedimentos técnicos, como um estudo de caso. A revisão bibliográfica está direcionada ao entendimento dos conceitos e abordagens sobres estratégias organizacionais, alinhamento estratégico, modelos de alinhamento estratégico, BSC, gestão hospitalar e cases de aplicação do BSC.  Na apresentação dos resultados, identifica-se a estrutura de gestão estratégica da Associação Alpha e das unidades operacionais hospitalares, potencialidades e fragilidades do atual modelo de gestão estratégica. Por fim, propõe-se um novo modelo de gestão estratégica com vistas a uma efetiva gestão por resultados. O estudo pretende contribuir academicamente para o aprofundamento da metodologia do BSC, sobretudo em instituições hospitalares filantrópicas e, gerencialmente para a melhoria da gestão das instituições hospitalares com vistas a uma efetiva gestão por resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jocias Maier Zanatta, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Desenvolviemnto pela Universidade REgional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria e Bacharel em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Professor e Administrador Hospitalar.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio grande do Sul

Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE,  Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrando e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Edição

Seção

Planejamento, Estratégia e Competitividade