O diagnóstico organizacional em agroindústrias familiares: um estudo em uma agrodindústria familiar rural

Autores

  • Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-0942-9180
  • Patrique Rosa Hedlund Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0003-3684-1410
  • Tarcisio Dorn de Oliveira Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2018.002.0006

Palavras-chave:

Diagnóstico Organizacional, Agroindústria Familiar, Marketing, Produção, Gestão de Pessoas

Resumo

Este estudo objetivou diagnosticar e analisar a dinâmica organizacional que se estabelece na interface das áreas funcionais de planejamento organizacional, marketing, produção e operações, gestão de pessoas e de finanças sob o impacto das variáveis do meio social e das dimensões indivíduo-grupo-sistema organizacional, além de descrever as interfaces, potencialidades e fragilidades que se estabelecem. Nesse contexto, procurou-se apresentar, em um âmbito mais completo e aprofundado, o diagnóstico organizacional da Agroindústria Sete Sabores, uma agroindústria familiar rural localizada no interior da cidade de Ijuí (RS), que atua no ramo de produção de produtos na linha de panificados e confeitaria. A coleta de dados se baseou em: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental; e entrevista semiestruturada. Por fim, a análise e interpretação dos dados foi realizada com o auxílio do Software NVivo por meio da técnica de análise de conteúdo. Deste modo, a averiguação do diagnóstico organizacional proporcionou a organização uma apreciação crítica dos procedimentos utilizados pela gestão naquele determinado momento, além de descrever as variáveis que influenciam o negócio. É uma forma proativa de prevenção de problemas, correção de processos e implementação ou emprego de oportunidades. A interrelação existente entre as áreas funcionais é intangível e intrínseca a rotina organizacional, sendo que seu conhecimento e compreensão são vitais para o sucesso de uma organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Cavalheiro Zaluski, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão Empresarial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior em Administração e Pós-graduando em Gestão Empresarial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Bacharel em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é bolsista Integral PROSUC/CAPES e integrante do Grupo Gestão Estratégica no Contexto da Competitividade e do Desenvolvimento Local e Regional - GPCOM (PPGDR/UNIJUÍ) e do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC (DCEENG/UNIJUÍ). Professor no curso de aprendizagem no SENAC - Ijuí. Recebeu o prêmio de Incentivo à Excelência na Formação do Profissional em Administração - categoria prata - por ter se destacado nas dimensões ensino, pesquisa e extensão pela UNIJUÍ - 2017 e prêmio de Distinção Acadêmica em Administração concedido pelo Sindicato dos Administradores no Estado do Rio Grande do Sul - 2017.

Patrique Rosa Hedlund, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Mestrando em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão Empresarial, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial PG Lato Sensu (2017). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2015). Atualmente é bolsista Integral PROSUC/CAPES.

Jorge Oneide Sausen, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. Tem experiência na área da Administração, com ênfase na administração estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, mudança e adaptação estratégica organizacional, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, desenvolvimento local e regional, capacidades dinâmicas e capacidades absortivas. 

Tarcisio Dorn de Oliveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Docente dos Cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo - UNIJUÍ. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIJUÍ no período de 2015 à 2017. Atual Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - UNIJUÍ. Líder do Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias. Realiza estudos sobre os seguintes temas: educação, projeto arquitetônico e urbanístico, espaço construído, planejamento urbano e ambiental, habitação de interesse social e patrimônio cultural.

Downloads

Publicado

2018-09-24