Avaliação de desempenho financeiro em bancos tradicionais e bancos digitais: um estudo de multicasos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0029Palavras-chave:
Bancos digitais, Desempenho, DEAResumo
A partir de 2015 houve um crescimento das chamadas fintechs, empresas de serviços financeiros que tem como base o modelo de negócio digital e hoje podem ser classificadas em diversos grupos, inclusive em Bancos Digitais. Visando identificar o impacto que os bancos digitais estão causando no mercado financeiro realizou-se uma análise comparativa de desempenho de bancos tradicionais e bancos digitais, com aplicação de indicadores de solvência, liquidez, capital, risco rentabilidade, lucratividade e eficiência operacional aos dados das demonstrações contábeis dos bancos analisados. Para ranquear e classificar essas instituições em eficientes e ineficientes utilizou-se a Análise Envoltória de Dados – DEA. Como resultados identificou-se que, em relação aos índices de solvência e liquidez, o banco digital Agibank atua com índices mais altos, quando comparado com todos os bancos, expressando que o banco atua com um nível de solvência e liquidez bem mais baixos que os demais. Por outro lado, os bancos Inter e Original preferem atuar com um nível um pouco maior de liquidez e solvência. Os índices de rentabilidade evidenciaram que não são os bancos com maiores valores em ativos ou patrimônio líquido que obtiveram melhor rentabilidade, e sim os bancos que tiveram índices maiores nos indicadores de solvência e liquidez.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Administração Científica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.