O papel da cultura organizacional e a nova configuração do trabalho - home office na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0025

Palavras-chave:

cultura organizacional, Home-Office, Instituições de Ensino Superior, Amazônia Paraense

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a cultura organizacional influencia para mitigar o impacto da flexibilização das condições de trabalho de professores de instituições de ensino superior no período da pandemia da covid 19. A questão da pesquisa busca responder: qual o papel da cultura organizacional na implantação do modelo de trabalho home-office de aulas na modalidade Ensino Remoto Emergencial (ERE)? Como categorias de análise teórica,  adotou-se abordar a cultura organizacional e a modalidade de teletrabalho em home-office. Como estratégia de pesquisa foi utilizado o método “survey” para analisar como a cultura organizacional no contexto de crise sanitária minimiza os impactos da implantação do home-office em aulas ministradas remotamente por professores de IES públicas e privadas. O instrumento de pesquisa survey foi um questionário com perguntas de escala fechada do tipo Likert, com amostra não probabilística, totalizando 180 respondentes. Constatou-se a formação de dois fatores, Fator 1 "Home-Office" – aspectos que contribuíram para implementação desta modalidade de teletrabalho nas IES’s investigadas e Fator 2 “Cultura Organizacional” – as principais características dos componentes internos da cultura das IES’s da região metropolitana de Belém, na Amazônia paraense, que favoreceram esse processo de implementação do ERE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Melo Nunes, Universidade da Amazônia

Aluna de Doutorado em Administração Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Mestre em Administração, na linha temática de Gestão do Desenvolvimento, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade da Amazônia (PPAD/UNAMA). Especialista em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2003). Pesquisadora vinculada a dois Grupos de Pesquisa da linha de pesquisa de desenvolvimento, o Gesdel (Gestão Social e do Desenvolvimento Local), orientado para pesquisa em gestão social e do desenvolvimento local e a Rede Sapiens voltado para estudos e pesquisa em trabalho, conhecimento e governança. Atualmente, desenvolve pesquisa com o tema trabalho, estuda suas relações e condições de trabalho a partir da abordagem crítica, dialética e materialista, notadamente, pelo olhar e experiências dos trabalhadores. Neste momento, concentra os estudos no aprofundamento das teorias relacionadas ao mundo do trabalho e seu caráter interdisciplinar da teoria, enquanto, campo de conhecimento teórico para entender o processo produtivo, suas capilaridades e intervenções na vida cotidiana. Instituição: Universidade da Amazônia ? UNAMA

Josue de Lima Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do curso de Administração Unama Parque Shopping, Professor Substituto UFRA, contador formado pela Ufra Tomé-Açu, bolsista em quase todo o período da graduação, primeiramente no núcleo de estudos em agroecologia NEA, posteriormente como monitor das disciplinas de Contabilidade Geral/Superior. Especialista em Contabilidade pela Uniasselvi, Especialista em Auditoria, Compliance e Gestão de Risco pela Unisa, e Gestão Hospitalar e Ambiental pela Faveni. Cursando atualmente o mestrado no Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Contabilidade Gerencial. Atuei como Professor/Tutor da Unisa polo Tomé-Açu nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, nas disciplinas de: Liderança, Cultura e Poder nas Organizações; A Evolução da Contabilidade; Contabilidade Empresarial e Modelos Econômicos e Questão Social. Possuo experiência com banco de dados diversos, linguagem R e softwares relacionados (Iramuteq/Rcomander/Rstudio), Gestão de Pessoas, contabilidade financeira e Controle Interno. 

Luciana Rodrigues Ferreira, Universidade da Amazônia

Pós-Doutora no campo da Política Educacional com estudos sobre a Política de financiamento da Pós-Graduação, Pesquisa & Desenvolvimento no Brasil. Doutora em Educação, linha de Estado, Política e Formação Humana, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação, na linha de Políticas Públicas Educacionais, pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental - Mestrado Profissional (PPGC) e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - Mestrado e Doutorado (PPAD) na Universidade da Amazônia (UNAMA). Servidora Pública Estadual, atualmente vinculada a Escola Fazendária do Estado do Pará (EFAZ/SEFA), onde coordena a Rede de P&D em Estudos Fazendários e o Projeto BID.1.01 sobre Governança Pública e Planejamento estratégicos implementados. É Líder da Rede Sapiens de pesquisa em Conhecimento, Trabalho e Governança. Membro do Observatório de Governança Pública da Escola de Governança Pública do Estado (EGPA), e do Grupo de pesquisa em Gestão Social e do Desenvolvimento Local. E Internacionalmente participa da Clacso e do Grupo de Investigación en Gobierno, Administración y Políticas Públicas (GIGAPP). Atualmente, pesquisa os seguintes Temas: Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual nas organizações publicas, gestão participativa e Governança Pública Democrática.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA - Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente é Professora Titular da UFOPA, lotada no Instituto de Ciências da Educação, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação desde sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do referido programa. Também é docente permanente junto ao Programa de doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico, ambos da UFOPA. Também é docente permanente do Doutorado em Rede EDUCANORTE. É membro pesquisadora da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ? RIDES e assumiu sua presidência durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educacional, Educação Integral, Educação para a Sustentabilidade, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire. 

Regina Cleide Figueiredo da Silva Teixeira, Universidade da Amazônia

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (1988), graduação em Baharelado Em Administração pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora da Faculdade da UNAMA, professor pesquisador da Faculdade Maurício de Nassau - Belém - PA, professor pesquisador da Faculdade Maurício de Nassau - Belém - PA, consultora - WKM Consultoria, Atualmente Coordenadora da Escola de Negócios. Coordenação núcleo de responsabilidade social da Universidade da Amazônia até março de 2022 e professora do programa de pós-graduação PPAD da Universidade da Amazônia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de desempenho, aprendizagem, gestão ambiental, desenvolvimento de sociedades sustentáveis e estratégia empresarial.

Downloads

Publicado

2021-11-08

Edição

Seção

Comunicação e Informação Organizacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)