Avaliação de desempenho financeiro em bancos tradicionais e bancos digitais: um estudo de multicasos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.004.0029

Palavras-chave:

Bancos digitais, Desempenho, DEA

Resumo

A partir de 2015 houve um crescimento das chamadas fintechs, empresas de serviços financeiros que tem como base o modelo de negócio digital e hoje podem ser classificadas em diversos grupos, inclusive em Bancos Digitais. Visando identificar o impacto que os bancos digitais estão causando no mercado financeiro realizou-se uma análise comparativa de desempenho de bancos tradicionais e bancos digitais, com aplicação de indicadores de solvência, liquidez, capital, risco rentabilidade, lucratividade e eficiência operacional aos dados das demonstrações contábeis dos bancos analisados. Para ranquear e classificar essas instituições em eficientes e ineficientes utilizou-se a Análise Envoltória de Dados – DEA. Como resultados identificou-se que, em relação aos índices de solvência e liquidez, o banco digital Agibank atua com índices mais altos, quando comparado com todos os bancos, expressando que o banco atua com um nível de solvência e liquidez bem mais baixos que os demais. Por outro lado, os bancos Inter e Original preferem atuar com um nível um pouco maior de liquidez e solvência. Os índices de rentabilidade evidenciaram que não são os bancos com maiores valores em ativos ou patrimônio líquido que obtiveram melhor rentabilidade, e sim os bancos que tiveram índices maiores nos indicadores de solvência e liquidez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josue de Lima Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do curso de Administração Unama Parque Shopping, Professor Substituto UFRA, contador formado pela Ufra Tomé-Açu, bolsista em quase todo o período da graduação, primeiramente no núcleo de estudos em agroecologia NEA, posteriormente como monitor das disciplinas de Contabilidade Geral/Superior. Especialista em Contabilidade pela Uniasselvi, Especialista em Auditoria, Compliance e Gestão de Risco pela Unisa, e Gestão Hospitalar e Ambiental pela Faveni. Cursando atualmente o mestrado no Programa de Pós-graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Contabilidade Gerencial. Atuei como Professor/Tutor da Unisa polo Tomé-Açu nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social, nas disciplinas de: Liderança, Cultura e Poder nas Organizações; A Evolução da Contabilidade; Contabilidade Empresarial e Modelos Econômicos e Questão Social. Possuo experiência com banco de dados diversos, linguagem R e softwares relacionados (Iramuteq/Rcomander/Rstudio), Gestão de Pessoas, contabilidade financeira e Controle Interno. 

Flavia dos Santos Furtado, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2019). Pós graduação em Gestão financeira e Controladoria pelo Centro Universitário Internacional (2021), com experiência em cargos no setor público,associação e multinacional,com atuação profissional em cargos com rotinas administrativas,financeiras,contábeis e tecnológicas. Possui interesse na pesquisa, ensino e/ou tutoria sobre contabilidade,gestão, controladoria,finanças,docência e educação á distância.

Michel Carvalho Ribeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professor efetivo da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Campus de Tomé-Açu, desde 2018. Atuou também como Professor de Ciências Contábeis em Instituições de Ensino Superior privadas e em Cursos de Formação Profissional. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (2008) e Gestão Pública pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2017). Possui Especialização em Gestão Escolar e Docência do Ensino Superior e Auditoria e Perícia Contábil. Suas áreas de atuação profissional são: Contabilidade Geral, Empreendedorismo, Terceiro Setor e extensão universitária. Desenvolve projeto nas seguintes linhas de pesquisa: Empreendedorismo, Contabilidade e Negócios, Accountability e Gestão Pública. Tem interesse nas linhas de pesquisa em Desenvolvimento Local e Sustentabilidade; Gestão Pública; Políticas Públicas; e Agronegócio.

Ticiane Lima dos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).Possui DOUTORADO em Administração (UNAMA) e MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN (2010). graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UFPA (2003), graduação em PEDAGOGIA pela UEPA (2002), ESPECIALIZAÇÃO Metodologia do Ensino superior (UEPA), Eco Auditoria (UFPA) ). Atuou em IES em cursos: Técnico-profissionalizantes, Graduação e Pós graduação, na Capital e no interior do Estado. desenvolveu atividades em gerencial, terceiro setor, micro e pequenas empresas, Empresa de Capital Aberto e Fechado, metodologia, didática, avaliação e Educação. Tendo experiência em implementação de Sistema de Gestão Ambiental, cooperativa e formação profissional, autora de artigos e professora da Universidade Federal Rural da Amazônia contribuindo diuturnamente para o desenvolvimento da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar da Amazônia (GEMAM) 

Ynis Cristine de Santana Martins Lino Ferreira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia-IESAM (2007). Especialista em Informação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente- NUMA/UFPA (2010). Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia pelo NUMA/UFPA (2011). Doutora em Administração (PPAD) na Universidade da Amazônia-UNAMA (2018). Atuou como bolsista de pesquisa da Diretoria de Estudos Ambientais do Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará-IDESP. Possui experiência em Contabilidade Pública, adquirida em atividades de planejamento, execução, supervisão e coordenação relativa à contabilidade e à auditoria, na Secretaria de Estado de Meio Ambiente - SEMA, onde atuou como contadora. Atualmente é professora do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), líder do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar Amazônias (GEMAM) da UFRA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (NECMA) da Universidade de São Paulo (USP), Pesquisadora do Grupo Gestão Social e Desenvolvimento Local da UNAMA, pesquisadora do Núcleo de Estudos em R para o Desenvolvimento Sustentável (NERDS) da UNAMA, integrante da Rede de Gestão Social Amazônia (RGSA). 

Downloads

Publicado

2021-11-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)