Práticas estratégicas que proporcionam mudança incremental

Autores/as

  • Marcilene Feitosa Araújo Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
  • Milton Carlos Farina Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Márcia Regina Coelho de Brito Universidade Virtual de Roraima
  • Jacquelaine Alves Machado Faculdade Estácio da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0007

Palabras clave:

Estratégia, Estratégia-como-Prática, IES, Eventos, Processo de Mudança

Resumen

O objetivo deste estudo é analisar as práticas estratégicas (strategizing) buscando saber: Como as diferentes práticas estratégicas influenciam e/ou caracterizam os processos de mudança da organização? Considerando a perspectiva teórica da estratégia como prática. Estabeleceu-se como proposição que: As diferentes práticas estratégicas influenciam diretamente como facilitadoras dos processos de mudanças na organização. Foi adotada a metodologia qualitativa por meio do estudo de caso. Evidenciaram-se as práticas estratégicas adotadas pela Faculdade Atual da Amazônia (FAA), por meio dos principais eventos promovidos pela instituição, como: “Semana Roraimense de Comunicação e Marketing”, que objetiva proporcionar à comunidade acadêmica e profissional espaço de aquisição de informações e debate das mais novas tendências regionais, nacionais e internacionais em marketing; “Atual Empreendedor” que estimula e dissemina o conceito de empreendedorismo na comunidade roraimense, e o “Atual Tec”, que difunde a cultura do software livre e sua importância social. Como resultado encontrou-se que as diferentes práticas estratégicas utilizadas pela instituição, na elaboração e execução dos eventos, têm propiciado mudanças incrementais contínuas agregando valor para a mesma, uma vez que a IES é reconhecida como referência no meio acadêmico e empresarial da região, pela elaboração e execução de eventos, que contam com a participação de alunos, empresários e comunidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcilene Feitosa Araújo, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Administração de Empresa pela Faculdade Atual da Amazônia (2008). MBA em Auditoria Fiscal e Tributária (2009). Mestrado em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - Furb/Minter/FAA (2011). Doutoranda em Administração de Empresa pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS/São Paulo.

Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Catarinense

Possuo graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1990), especialização em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1995), mestrado em Organización y Dirección de Empresas pela Universidad Del Museo Social Argentino - UMSA (1998) - Buenos Aires, homologado pela UFSM (1998) e doutorado em Dirección de Empresas, Estrategias y Organización, pela Universitat de València - UV, España (2008), homologado pela FEA - USP (2009). Sou Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/MEC para os Cursos de Administração e Consultora AdHoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tenho experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando nos temas: Processo de Formação da Estratégia, Strategizing, Strategy-as-Practice, Middle Manager, Gestão do Trabalho e Processos Organizacionais. Sou professora do Departamento de Ciências da Administração, CAD/CSE - Centro Socioeconômico, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, atuando no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), na Coordenação de estágios e como líder do Grupo de Pesquisa Estratégia, Gestão e Sustentabilidade (NEEGES - Núcleo de Estudos em Estratégia, Gestão e Sustentabilidade da UFSC).

Milton Carlos Farina, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA - USCS) e dos cursos de graduação da mesma Instituição. Linha de Pesquisa: Gestão de Redes Organizacionais e Gestão de Redes de Negócios Doutorado em ADMINISTRAÇÃO - FAC ECON ADM CONTAB UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2009) - FEA-USP . Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (2002) - EAESP - FGV Possui graduação em Matemática - Inst Mat Est da Universidade de São Paulo (1974) - IME - USP.

Márcia Regina Coelho de Brito, Universidade Virtual de Roraima

Possui graduação em administração com habilitação em sistema de inform - Faculdades Cathedral de Ensino Superior (2005). Com Pós-Graduação Lato Sensu em Agente de Inovação e Difusão Tecnológica. Mestrado em Administração: Gestão de Organizações da Universidade Regional de Blumenau - Furb, SC.

Jacquelaine Alves Machado, Faculdade Estácio da Amazônia

Mestre em Administração - área de concentração: Estratégia nas Organizações, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB-SC) Pós-graduada em Estratégia Empresarial pela (ULBRA-GO) MBA em Marketing: Ênfase nas Operações Comerciais pela (FGV-RJ) Bacharel em Administração (ULBRA-GO) Atuando no magistério superior desde o ano de 2003 com as disciplinas de: Mercadologia, Empreendedorismo, Estratégia nas Organizações, Metodologia da Pesquisa, Estágio Supervisionado em Administração e Teoria das Organizações. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso nas linhas de pesquisa em: Estratégia nas Organizações, Marketing, Inteligência Competitiva, Empreendedorismo e Plano de Negócios. Atualmente, docente efetiva do curso de Bacharelado em Administração da Universidade Estadual de Roraima (Área de Ciências Socialmente Aplicadas) e professora da Faculdade Estácio Atual.

Publicado

2014-01-31

Artículos más leídos del mismo autor/a