Reflexões sobre evasão na educação superior brasileira: possibilidades de prevenção e intervenção

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0021

Palabras clave:

Evasão, Ensino superior, Universidade pública

Resumen

Nos últimos anos, houve significativa expansão do acesso ao ensino superior no Brasil, com a criação de universidades e cursos e com o aumento do número de vagas nas Instituições de Educação Superior. Paralelamente, também ocorreu aumento das taxas de evasão dos estudantes, fenômeno influenciado por diversos fatores acadêmicos e subjetivos. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão da literatura nacional sobre evasão no ensino superior brasileiro entre os anos de 2016 e 2020. A pesquisa documental foi realizada nas bases de dados SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados encontrados nos 27 artigos publicados no Brasil foram analisados em cinco categorias: elementos que contribuem para a evasão dos discentes; evasão e adaptação ao contexto universitário; evasão, cursos noturnos e conciliação trabalho-estudo; evasão, políticas afirmativas de acesso e permanência e adoção do Sisu; estratégias utilizadas para prevenção e combate à evasão. Grande parte da literatura aponta a necessidade de as universidades repensarem as estratégias de permanência dos estudantes, tendo em vista que somente a expansão das vagas e a garantia do acesso aos cursos não concretizam o direito ao ensino superior. É importante que sejam criadas ações preventivas e de intervenção que facilitem a adaptação do discente ao ambiente universitário, especialmente nos primeiros anos dos cursos, momento em que os estudos apontaram maior percentual de abandono. Espera-se que as reflexões aqui geradas possam contribuir para o planejamento e para a realização de ações com vistas a reduzir as taxas de evasão e que mais estudos possam ser realizados com foco preventivo e interventivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, e Especialista em Saúde Mental Coletiva (modalidade residência multiprofissional) pela Escola de Saúde Pública do Ceará. É Psicóloga da Universidade Federal de Campina Grande desde 2017, atuando na área de Psicologia Educacional, tendo também atuado nas áreas de Assistência Social, Atenção Primária à Saúde e Atenção Psicossocial.

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Psicólogo, graduado pela Universidade Potiguar (2012). Possui especialização em Psicologia do Trânsito, pela Estácio (2014), em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela UFRN (2017) e em Educação Inclusiva, pelo IFTM (2020). É mestre em Administração Pública, pela UFCG (2018), e doutorando em Administração, pela USCS (2019-2022). Atualmente pesquisa sobre envelhecimento e mercado de trabalho, especialmente sobre ageismo em organizações privadas do Nordeste. É psicólogo efetivo da Universidade Federal de Campina Grande, lotado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), e do município de São Francisco - PB. Tem experiência em Psicologia Escolar, Social e da Saúde.

Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora na área de Contabilidade na Universidade do Minho-Portugal na Escola de Economia e Gestão-EEG. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Graduação em Ciências Contábeis - Unipê Centro Universitário de João Pessoa (1995). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contabilidade, administração pública, medição de desempenho hoteleiro. É professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede ? PROFIAP/UFCG/CCJS. É lider do GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CONTABILIDADE - GEPEC/CNPq . Co-Autora do livro O FAZER DO TRABALHO CIENTÍFICO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Autora e organizadora do livro EDUCAÇÃO CONTÁBIL: tópicos de ensino e pesquisa; autora e organizadora do livro os NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA CONTÁBIL. Autora e organizadora do livro ESTUDANDO TEORIA DA CONTABILIDADE; autora do Livro DIDÁTICA e PESQUISA APLICADA AO ENSINO DA CONTABILIDADE. Organizadora e co-autora do livro CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas, publicado em out de 2010; autora e organizadora do livro GBRSP- GESTÃO BASEADA EM RESULTADO SETOR PÚBLICO; possui diversos artigos publicados em periódicos nacionais e vasta participação em eventos nacionais. Coordenadora nacional do I, II, III e IV SBTCont-I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade

Publicado

2021-03-22