Profissionalização do serviço público: análise dos concursos públicos para servidores técnico-administrativos dos institutos federais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.003.0014

Palavras-chave:

Gestão de pessoas, Políticas e práticas na gestão de pessoas, Setor público

Resumo

O processo de seleção de profissionais para a ocupação dos cargos públicos necessários ao funcionamento das organizações públicas se constitui como um passo fundamental para a adequada prestação dos serviços ofertados por estas instituições, visto que a atuação de profissionais capacitados constitui uma variável fundamental para que a organização alcance sua missão. Assim, é de suma importância a realização de pesquisas que investiguem se as seleções empregadas pelas instituições estão realmente possibilitando a escolha dos melhores profissionais. Neste sentido, este trabalho objetiva verificar de que forma são realizados os concursos públicos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) para provimento dos cargos da carreira Técnico-Administrativa em Educação (TAE), quanto às fases de realização e às áreas de conhecimento exigidas nas provas. Para tanto, compararam-se os concursos de IFs de sete estados do Nordeste (Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) realizados entre os anos 2015 e 2018. Através de uma pesquisa documental, foram identificadas as principais diferenças e semelhanças nos concursos públicos realizados por estas instituições e discutiu-se os possíveis impactos deste cenário. Os resultados apontam que a maioria dos IFs apresenta modelos de seleção de servidores TAE com características similares, o que reforça a ideia de rede de ensino e de melhor fluxo de servidores entre as instituições. No entanto, isso não pode ser considerado um padrão, pois alguns IFs utilizam modelos de seleção destoantes dos principais modelos adotados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Bruna Alves Almeida, Universidade Federal de Campina Grande

Administradora; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Doutoranda em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Psicólogo; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

Jacyara Farias Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Direito; Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba; Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino.

Downloads

Publicado

2020-06-03