Reflexões sobre evasão na educação superior brasileira: possibilidades de prevenção e intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0021

Palavras-chave:

Evasão, Ensino superior, Universidade pública

Resumo

Nos últimos anos, houve significativa expansão do acesso ao ensino superior no Brasil, com a criação de universidades e cursos e com o aumento do número de vagas nas Instituições de Educação Superior. Paralelamente, também ocorreu aumento das taxas de evasão dos estudantes, fenômeno influenciado por diversos fatores acadêmicos e subjetivos. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma revisão da literatura nacional sobre evasão no ensino superior brasileiro entre os anos de 2016 e 2020. A pesquisa documental foi realizada nas bases de dados SciELO e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Os resultados encontrados nos 27 artigos publicados no Brasil foram analisados em cinco categorias: elementos que contribuem para a evasão dos discentes; evasão e adaptação ao contexto universitário; evasão, cursos noturnos e conciliação trabalho-estudo; evasão, políticas afirmativas de acesso e permanência e adoção do Sisu; estratégias utilizadas para prevenção e combate à evasão. Grande parte da literatura aponta a necessidade de as universidades repensarem as estratégias de permanência dos estudantes, tendo em vista que somente a expansão das vagas e a garantia do acesso aos cursos não concretizam o direito ao ensino superior. É importante que sejam criadas ações preventivas e de intervenção que facilitem a adaptação do discente ao ambiente universitário, especialmente nos primeiros anos dos cursos, momento em que os estudos apontaram maior percentual de abandono. Espera-se que as reflexões aqui geradas possam contribuir para o planejamento e para a realização de ações com vistas a reduzir as taxas de evasão e que mais estudos possam ser realizados com foco preventivo e interventivo.

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Biografia do Autor

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, e Especialista em Saúde Mental Coletiva (modalidade residência multiprofissional) pela Escola de Saúde Pública do Ceará. É Psicóloga da Universidade Federal de Campina Grande desde 2017, atuando na área de Psicologia Educacional, tendo também atuado nas áreas de Assistência Social, Atenção Primária à Saúde e Atenção Psicossocial.

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Psicólogo, graduado pela Universidade Potiguar (2012). Possui especialização em Psicologia do Trânsito, pela Estácio (2014), em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela UFRN (2017) e em Educação Inclusiva, pelo IFTM (2020). É mestre em Administração Pública, pela UFCG (2018), e doutorando em Administração, pela USCS (2019-2022). Atualmente pesquisa sobre envelhecimento e mercado de trabalho, especialmente sobre ageismo em organizações privadas do Nordeste. É psicólogo efetivo da Universidade Federal de Campina Grande, lotado no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS), e do município de São Francisco - PB. Tem experiência em Psicologia Escolar, Social e da Saúde.

Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutora na área de Contabilidade na Universidade do Minho-Portugal na Escola de Economia e Gestão-EEG. Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE. Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003). Graduação em Ciências Contábeis - Unipê Centro Universitário de João Pessoa (1995). Atualmente é Professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em contabilidade, administração pública, medição de desempenho hoteleiro. É professora permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede ? PROFIAP/UFCG/CCJS. É lider do GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CONTABILIDADE - GEPEC/CNPq . Co-Autora do livro O FAZER DO TRABALHO CIENTÍFICO EM CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Autora e organizadora do livro EDUCAÇÃO CONTÁBIL: tópicos de ensino e pesquisa; autora e organizadora do livro os NOVOS PARADIGMAS PARA A CIÊNCIA CONTÁBIL. Autora e organizadora do livro ESTUDANDO TEORIA DA CONTABILIDADE; autora do Livro DIDÁTICA e PESQUISA APLICADA AO ENSINO DA CONTABILIDADE. Organizadora e co-autora do livro CONSULTORIA ORGANIZACIONAL: Teorias e Práticas, publicado em out de 2010; autora e organizadora do livro GBRSP- GESTÃO BASEADA EM RESULTADO SETOR PÚBLICO; possui diversos artigos publicados em periódicos nacionais e vasta participação em eventos nacionais. Coordenadora nacional do I, II, III e IV SBTCont-I Simpósio Brasileiro de Teoria da Contabilidade

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Publicado

2021-03-22