Por uma pedagogia da criatividade para os cursos da área de gestão: desenvolvendo competências criativas
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.002.0015Palabras clave:
Gestão Criativa, Pedagogia da Criatividade, Indivíduo Criativo, Liderança Criativa, Cultura CriativaResumen
A proposta principal desse papper é a de utilizar o modelo teórico de gestão criativa, proposto por Muzzio e Paiva (2018), como referência para reflexão acerca de uma pedagogia da criatividade a ser desenvolvida e aplicada em cursos da área de gestão, uma vez que os profissionais que derivam de cursos desta área parecem necessitar enfrentar crescentes desafios gerenciais em contexto de grande mudança. O modelo se apresenta como a criatividade sendo o eixo básico que movimenta as dimensões do indivíduo criativo, da liderança criativa e da cultura criativa, que ao interagirem entre si proporcionariam uma gestão criativa mais adequada aos novos contextos criativos. O ponto de chegada desse trabalho é a geração de proposições para reflexão que deverão ser capazes de estabelecer elementos constitutivos a serem medidos posteriormente de forma empírica em turmas onde haja indícios de que aspectos de uma 'edagogia da criatividade' estejam de alguma forma sendo aplicados, tanto na graduação quanto na pós-graduação de cursos da área de gestão, observando-se a perspectiva dos alunos para como avaliam as contribuições de disciplinas de características mais criativas para a sua própria formação criativa e consequente para a gestão criativa de novos negócios e empreendimentos, em organizações dos mais diferentes setores.
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